PMs invadem casa e matam jovem negro em São Paulo

Testemunhas relatam que Wenny Martin estava desarmado. Moradores de Sapopemba fecharam avenida em protesto

O jovem negro Wenny Sabino Costa Martin, de 18 anos, morreu baleado por policiais militares do governo de João Doria (PSDB) na última quarta-feira (25). Moradores de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, fecharam uma avenida com pneus em protesto.

A mãe do jovem, Gislaine Sabino dos Santos, relatou à Ponte que seu filho foi morto pelos policiais na frente de duas crianças de 5 e 3 anos e dois adolescentes de 13 anos.

Segundo as testemunhas, não houve troca de tiros e Wenny foi assassinado à queima-roupa. O jovem teria entrado na casa e, pouco tempo depois, os policiais invadiram o local. Wenny ainda teria tirado a camiseta para mostrar que não estava armado.

Um dos policiais então empurrou Wenny até o banheiro, gritando “perdeu, perdeu”. Em seguida, atirou quatro vezes. As balas atingiram o jovem na barriga, no peito e no braço direito.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou ao UOL que o caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que instaurou inquérito policial. “Todas as circunstâncias da ocorrência são apuradas. A equipe também procura por testemunhas e câmeras de segurança. A Polícia Militar também apura os fatos por meio de IPM [Inquérito Policial Militar]”, diz a nota.

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR