O que o brasileiro pensa?
28 de janeiro de 2020, 12h03

Polícia de Witzel, no Rio, mata mais que criminosos de São Paulo

Atualmente, o estado também tem a polícia que mais mata em todo o país

Foto: Reprodução

Pesquisa feita pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revelou que a polícia do Rio de Janeiro, sob a gestão de Wilson Witzel (PSC), mata mais do que os criminosos de São Paulo. Atualmente, o estado do Rio tem a polícia que mais mata em todo o país.

De acordo com o Instituto, o número de mortos pela polícia do estado no ano passado alcançou 10,5 para cada 100 mil habitantes. Essa taxa supera os crimes violentos intencionais provocados por criminosos em São Paulo, de 7,2 por 100 mil habitantes. O dado dado inclui homicídios dolosos, latrocínios e casos de lesão corporal seguida de morte.

O levantamento do ISP também contabilizou que Niterói é a cidade onde a polícia mais mata, com 19,9 para cada 100 mil habitantes. Em seguida fica a Baixada Fluminense, com 13,7, e a capital, com 10,9.

O Rio registrou em 2019 um total de 1.810 mortes provocadas pela polícia, o maior número desde 1998, quando se iniciou a contabilizar esse tipo de morte. Ainda, as mortes provocadas pela polícia do Rio representassem quase um terço (30,3%) de todas as mortes violentas no estado.

A truculência da polícia de Witzel, principalmente em operações nas comunidades do estado, fez mais uma vítima nesta segunda-feira (27). O menino Arthur Gonçalves Monteiro, de cinco anos, foi atingido por uma bala perdida no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele foi baleado na cabeça e está em estado grave no Hospital Salgado Filho.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum