Fórumcast, o podcast da Fórum
18 de fevereiro de 2019, 17h51

Pré-carnaval pelo Brasil é marcado por críticas a Bolsonaro e apoio a Lula

Foliões já têm tomado as ruas de diversas cidades com músicas e marchinhas políticas; em Belo Horizonte, por exemplo, os gritos de "Lula livre" chamaram a atenção; o carnaval do Nordeste, por sua vez, já tem sua música oficial: "Bolsonaro é o carai". Assista

Reprodução/Twitter

Em 2019 o feriado de Carnaval acontece oficialmente em 5 de março, mas desde o início de fevereiro que foliões pelo Brasil já têm feito o chamado “esquenta”, com blocos de rua realizando ensaios e pré-apresentações.

Leia também
Carnaval sem deboche não é carnaval, talquey?

Já neste período de pré-carnaval é possível constatar o teor político das festividades deste ano. No Nordeste, por exemplo, as críticas ao presidente Jair Bolsonaro são constantes e em inúmeras capitais já há uma música que não sai da boca dos foliões: “Ai, ai, ai, Bolsonaro é o carai!”

Neste último final de semana, a música foi cantada em blocos do Recife (PE) e de São Luís (MA).

As fantasias satíricas com teor político também já estão aparecendo. No Distrito Federal, por exemplo, um folião foi a um bloco fantasiado de “laranja do Bolsonaro”, em referência ao ex-assessor Fabrício Queiroz.

Já em Belo Horizonte (MG), o teor político das músicas de carnaval veio em forma de apoio ao ex-presidente Lula.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum