Prédio histórico que abrigou UNE vai virar Centro Cultural da Democracia da Uerj

Espaço passa por ampla reforma e reabre já na quinta-feira como Centro Cultural da Democracia; "Centro vai pensar e debater sobre o Brasil", diz Claudia Gonçalves, professora da Uerj responsável pelo local

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai inaugurar nesta quarta-feira (24) o Centro Cultural da Democracia em um prédio histórico localizado no bairro do Catete, no Rio de Janeiro. O espaço já abrigou a Faculdade de Direito e foi sede provisória da União Nacional dos Estudantes (UNE) nos anos 1980 e 1990.

“Esse é um lugar de memória, que pretende valorizar os direitos dos cidadãos e promover a defesa da democracia, além de fomentar a área da cultura, tão importante e necessária para a nossa sociedade”, declarou o reitor da Uerj, Ricardo Lodi, ao comentar sobre o centro.

A cerimônia de abertura está marcada para às 18h e vai contar com a estreia do espetáculo “A casa e o mundo lá fora – cartas de Paulo Freire para Nathercina”,  com o coletivo La Barca, em homenagem ao Ano Paulo Freire na Uerj. A peça permanecerá em cartaz até o dia 16 de dezembro no novo espaço, todas as quartas e quintas-feiras, às 19h30, com entrada franca.

O prédio histórico foi sede da Faculdade de Direito da Uerj no período de 1942 a 1976 e recebeu a União Nacional dos Estudantes (UNE) nos anos 1980 e 1990, após a sede localizada na Praia do Flamengo ter sido demolida por militares, em 1980. O espaço foi cedido provisoriamente para a Une por cerca de 20 anos por intermédio do governador Leonel Brizola.

O local, que ficou abandonado por um longo período e chegou a ser cogitado para outras finalidades no passado, agora será destinado a atividades culturais e à preservação da memória. Segundo informações recebidas pela Fórum, o espaço ainda está em processo de reforma, mas já é possível a realização de eventos no local, como o espetáculo que marcará a reinauguração.

“A inauguração do Centro Cultural da Democracia é o resgate de um território de consolidação de liberdades, de direitos sociais e de direitos humanos”, afirmou Claudia Gonçalves, pró-reitora de Extensão e Cultura da Uerj, que ficará responsável pelo centro. “A gestão do professor Ricardo Lodi resgata esse território como um centro que será cultural, que será de consolidação de um território democrático, para pensar e debater sobre o Brasil e sobre os problemas do Brasil”, completou.

“Temos projetos muito importantes e que vão ser apresentados com a consolidação desse importante patrimônio”, disse ainda.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global