Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de julho de 2019, 16h54

Presidente do Grupo Companhia das Letras, Luiz Schwarcz troca socos com homem na Flip

Empresário envolveu-se em uma briga durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty)

(Foto: Divulgação/ Companhia das Letras)

Luiz Schwarcz​, presidente do Grupo Companhia das Letras, foi abordado por um homem que, aos gritos, afirmou que era da mesma sinagoga que o empresário frequenta e o xingou de “escroto e filho da puta”, em uma das tendas da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na manhã desta sexta-feira (12). Após o episódio, ouve troca de socos.

“Um senhor me abordou e passou a me agredir verbalmente, pois segundo ele, no lançamento do livro ‘Grande Sertão: Veredas’, em São Paulo, no dia 9 de março, eu teria me recusado a entregar o livro de sua esposa ao escritor Mia Couto”, afirma Schwarcz, de acordo com informações Folha de S.Paulo.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

Os dois estavam em frente ao palco onde começaria a mesa moderada pela historiadora Lilia Schwarcz, esposa de Luiz. O homem havia entregado a ele um livro, meses antes, e pedira que o editor o enviasse para o escritor moçambicano Mia Couto. Schwarcz se desculpou e disse que não poderia fazer isso. O homem o interpelou dizendo: “Estou vendo que você tem cara de deprimido”, passou a xingá-lo e o empurrou. Schwarcz reagiu e deu um soco no homem.

A assessoria da Companhia das Letras afirmou que Luiz lamenta o incidente e pede desculpas pelo transtorno.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum