Preso na Rússia, ex-motorista é recepcionado por Bolsonaro em aeroporto; veja vídeo

O presidente afirmou que negociou, de maneira sigilosa, com o governo russo a libertação do brasileiro, preso desde 2019, sob acusação de tráfico

Jair Bolsonaro recebeu pessoalmente Robson Nascimento de Oliveira, ex-motorista do jogador de futebol Fernando Lucas Martins, que voltou ao Brasil, nesta quarta-feira (5), desembarcando no Galeão, Rio. Ele estava preso na Rússia desde 10 de fevereiro de 2019, sob acusação de tráfico de drogas.

O presidente afirmou que negociou, de maneira sigilosa, com o governo russo a libertação de Robson. “Tudo em segredo, sigilo, para não atrapalhar a liberdade de um homem que era, para nós, inocente”, disse. 

Ele, inclusive, agradeceu ao ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e ao atual, Carlos França, pela ajuda que recebeu, de acordo com reportagem de Gregory Prudenciano, na CNN Brasil.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), também foi receber o ex-motorista de Fernando.

Bolsonaro garantiu que Robson vai trabalhar como motorista do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ).

“Ele já está empregado, vai trabalhar com meu irmão Hélio, vai ser motorista dele quando estiver aqui no Rio de Janeiro. É o que eu posso fazer por ele e acho que qualquer um faria no meu lugar, para ele poder começar a se reintegrar à nossa sociedade”, disse o presidente.

Bolsonaro declarou que tomou contato do caso de Robson por intermédio do jogador Felipe Melo, do Palmeiras, bolsonarista convicto.

A prisão

Robson foi preso na Rússia por transportar duas caixas do medicamento Mytedom 10mg (cloridrato de metadona), analgésico similar à morfina, substância proibida no país.  O produto seria entregue ao sogro do jogador Fernando, que atuava no Spartak Moscou. O atleta tentou apresentar a receita médica em nome de seu sogro para provar a inocência do motorista. Porém, o documento não foi aceito pela Justiça local.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR