Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de março de 2019, 07h21

Procon-SP notifica Google sobre vídeos com Momo, que incita crianças ao suicídio

Google afirma que não recebeu nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o "desafio Momo" no YouTube Kids

O personagem Momo, que estaria aparecendo em vídeos no Youtube Kids (Reprodução)

Coluna da jornalista Mônica Bergamo, na edição desta quarta-feira (20) da Folha de S.Paulo, informa que a Fundação Procon-SP notificou o Google para que a empresa suspenda a veiculação de vídeos da personagem Momo no YouTube, que incitaria crianças ao suicídio e à violência.

Vídeos feitos para crianças estariam sendo interrompidos com inserções da animação. A empresa tem 48 horas para responder.

Segundo a reportagem, o Google afirma que não recebeu nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids. “Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente”.

Em Minas, o Ministério Público instaurou um procedimento sigiloso de investigação para apurar possíveis casos no ambiente virtual envolvendo a boneca-monstro Momo. A orientação do órgão é para que as denúncias sobre a aparição da imagem em vídeos, aplicativos ou nas redes sociais sejam encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Nesta segunda-feira (18), o Ministério Público da Bahia (MPBA) também havia instaurado um procedimento para apurar o caso por meio do Núcleo de Combates a Crimes Cibernéticos (Nucciber), que chegou a notificar as plataformas citadas para darem uma resposta sobre o assunto e retirarem qualquer conteúdo considerado impróprio do ar.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum