Entrevista exclusiva com Lula
22 de julho de 2019, 17h54

Produção industrial cai em junho e é a menor para o mês em quatro anos

Enquanto as previsões derrubam o PIB de 2019 para perto de 1%, a produção industrial brasileira segue em queda; alto índice de desemprego está entre os principais motivos, aponta a Confederação Nacional da Indústria

Foto: Agência Brasil

Levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (22) aponta que a produção industrial brasileira registrou queda no mês de junho.

De acordo com a sondagem, realizada entre 1º e 11 de junho com 1.903 empresas, a evolução da produção industrial atingiu 43,4 pontos, bem abaixo dos 50,9 pontos registrados em maio. Trata-se do menor índice para o mês de junho em quatro anos.

“O índice costuma ficar abaixo dos 50 pontos no mês, ou seja, é esperada queda da produção nessa comparação. Contudo, o índice de junho de 2019 é o menor para o mês dos últimos quatro anos”, informou a CNI.

De acordo com a entidade, entre os principais motivos para a queda na produção industrial brasileira está o alto índice de desemprego. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas de 13 milhões de brasileiros estão desempregados, subempregados ou desalentados.

O baixo desempenho do setor industrial no Brasil, além do índice de desemprego, vem acompanhado do aprofundamento da recessão econômica que assola o país. No início do mês, o governo, acompanhando as previsões do mercado, reduziu a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 de 1,6% para 0,81%.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum