#Fórumcast, o podcast da Fórum
30 de setembro de 2019, 17h21

Professor de história faz novo post corrigindo tuíte de Mourão sobre os bandeirantes

A declaração de Mourão, que acredita que os bandeirantes e donatários "fizeram o Brasil", fez o professor Thiago Krause dar mais uma aula de história gratuita ao vice-presidente; confira

Reprodução

Após mais uma postagem do vice-presidente Hamilton Mourão que traz fatos distorcidos sobre a história do Brasil, o professor Thiago Krause resolveu dar mais uma aula online – que ele chamou de “teachable moment” – ao general da reserva.

No domingo (29), após “comemorar” a criação da capitanias hereditárias, Mourão afirmou que  “donatários, bandeirantes, senhores e mestres do açúcar, canoeiros e tropeiros, com suas mulheres e famílias, fizeram o Brasil”.  Krasue, que dá aulas de História do Brasil Colonial na Unirio, então, fez outra sequência de tuítes para explicar as inverdades e omissões na postagem do vice-presidente.

“Quem são os personagens esquecidos pelo vice-presidente? Os indígenas e africanos escravizados, que construíram a fortuna dos donatários, bandeirantes e senhores de engenho. Até o Freyre (que o Mourão diz ter lido) sabia disso”, escreveu o professor.

E prosseguiu: “No que consistia o “empreendedorismo” dos bandeirantes (e seus homólogos no norte)? Na escravização em larga escala de indígenas, inclusive os já cristianizados das missões jesuíticas. A exploração do território e a busca por metais preciosos não passavam de subproduto”.

“E dos senhores de engenho? Era uma atividade econômica sofisticada e complexa para a época, mas baseada na exploração violenta tanto de outros seres humanos quanto da natureza, exigindo tanto a escravização quanto o desmatamento, produzindo essa cena dantesca descrita pelo Vieira”, completou Krause.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum