Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de fevereiro de 2020, 06h45

Professor de teatro é preso Carnaval do Rio por questionar violência da Polícia Militar

O fato ocorreu na Lapa, onde Lucas Inácio Nascimento filmava uma ação policial violenta contra dois homens, e acabou sendo ele mesmo detido

Abordagem violenta da PM no Rio de Janeiro (foto: reprodução vídeo)

A PM-RJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) mostrou neste domingo (23), mais uma vez, o seu apego à democracia e ao respeito aos direitos humanos, ao prender o professor de teatro Lucas Nascimento, pelo “crime” de questionar a violência utilizada pelos policiais na abordagem contra outros dois homens suspeitos de traficar drogas, no Centro do Rio.

O episódio ocorreu na Lapa, durante uma ação em meio a um bloco de carnaval. Lucas considerou que os policiais estavam usando violência excessiva contra duas pessoas ameaçadas de prisão, e resolveu filmar a cena, e também questionar a tentativa de prisão que, ao parecer, acabou sendo frustrada.

Irritados, os policiais resolveram descontar na reação do professor, e o prenderam, acusando-o de “facilitar a fuga dos suspeitos”.

A prisão de Nascimento também foi registrada em vídeo, e também mostrou claro abuso da força bruta por parte de um grupo de quatro policiais, que agrediram o professor apesar de ele não oferecer resistência.

A reação de Nascimento, ao perceber que seria preso, foi pedir às testemunhas ao redor se alguém poderia acompanhá-lo, já que ele não queria ir sozinho à delegacia, provavelmente temendo que os abusos pudessem ser ainda maiores depois. O vídeo não mostra se ele conseguiu essa ajuda ou não.

Segundo o site Ponte Jornalismo, Nascimento foi levado ao 5º DP (Mem de Sá), no Centro do Rio de Janeiro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum