Proibição de operações em favelas durante pandemia diminuiu mortes e crimes no Rio

Estudo da UFF mostra que houve queda de 70% no número de mortes decorrentes das operações

Estudo da Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgado nesta segunda-feira (3) revelou que a proibição de operações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia diminuiu a criminalidade e mortes na região metropolitana.

Levantamento mostra que houve queda de 70% no número de mortes decorrentes das operações, assim como queda de 48% nos crimes contra a vida e 40% contra o patrimônio.

A decisão de proibir as operações veio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, policiais fluminenses contestaram a medida, afirmando que dificultaria o combate ao crime organizado.

O estudo comparou os números do período de um mês durante a pandemia com a média das mesmas datas desde 2007. De acordo com os pesquisadores, 30 vidas foram salvas nas favelas por causa da decisão de Fachin.

Apesar da decisão do ministro do STF, as operações não cessaram por completo nas comunidades. Um dia após o decreto, ativistas e moradores do Complexo do Alemão relataram intenso tiroteio no local por conta de nova operação.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR