Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de dezembro de 2019, 11h14

Projeto Alquimia proporciona arte para crianças em tratamento contra câncer

A iniciativa é do Ateliê 82, espaço que oferece à criança a possibilidade de se desenvolver por meio do contato com desenho, pintura, modelagem, entre outras atividades

Foto: Divulgação

O Ateliê 82, espaço que proporciona desenvolvimento artístico para crianças, criou o Projeto Alquimia, que tem como principal objetivo atender meninos e meninas que estão em tratamento contra o câncer, por meio do contato com a arte.

“O Alquimia é específico para crianças em tratamento oncológico, que são encaminhadas por várias instituições. Pretendemos atender no leito hospitalar também, porque algumas crianças ficam em isolamento durante o tratamento. Isso é muito difícil para elas e uma atividade lúdica e artística só traz benefícios”, explica Ana Emilia Ribeiro, arte educadora, pedagoga e graduanda em fisioterapia, com especialização pela Unifesp em atendimento escolar na área hospitalar para pacientes oncológicos.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

O Ateliê 82 proporciona vivências artísticas realizadas em encontros semanais. “A proposta tem como finalidade possibilitar a aprendizagem, estimular a criatividade, restabelecer a sociabilidade, promover a comunicação não verbal, melhorar a autoestima, trabalhar as competências e habilidades do fazer, utilizando materiais diversos”, acrescenta Ana.

Técnicas

São aplicadas técnicas, como desenho, pintura, modelagem e outras, bi e tridimensionais. “O processo de desenvolvimento das atividades tem como preocupação adaptar as técnicas e materiais às condições clínicas da criança para que desenvolvam as propostas com prazer e tranquilidade. Caso a criança se encontre impossibilitada de comparecer às atividades em virtude de hospitalização, as aulas poderão ser realizadas na instituição de encaminhamento de origem, com a autorização da equipe clínica”, destaca.

O projeto é viabilizado por meio de patrocinadores. “Começamos com seis, em junho, e atualmente temos 65”, ressalta Ana. O Ateliê 82 fica na Rua Maria Baldinata Zunta, 82, Jardim Marajoara, São Paulo. Informações pelo e-mail: [email protected] e [email protected] ou no site www.atelie82.com.br.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum