Prova da UFPel trouxe o protesto ‘Fora Bolsonaro’ cifrado nas instruções

Frase se ordem contra o presidente foi colocada num exame de ingresso para a Universidade Federal de Pelotas (RS) aplicado ao longo do Ensino Médio. Reitoria da instituição já identificou autor e instaurou processo administrativo

Uma prova de ingresso aplicada ao longo do Ensino Médio que dá acesso a vagas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, trouxe a frase ‘Fora Bolsonaro’ na folha de instruções iniciais. O protesto foi feito de maneira cifrada, utilizando sílabas em negrito no corpo do texto.

O exame do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) foi aplicado na cidade gaúcha no sábado (4) e a audácia do formulador das orientações para a realização do teste viralizou nas redes sociais, ganhando aplausos e elogios por parte de vários jovens e professores, visto que Jair Bolsonaro, um radical de extrema direita, declarou guerra à área da Educação desde que chegou ao Palácio do Planalto, insultando professores e alunos com palavras como “vagabundos” e “maconheiros”, além dos habituais adjetivos “militantes”, “esquerdistas” e “comunistas”, que no vocabulário dos ultrarreacionários soam como xingamentos.

O presidente extremista também vem nomeando reitores para universidades federais que não foram os mais votados pela comunidade acadêmica, optando por figuras subservientes e fiéis ao bolsonarismo, o que tem minado a autonomia universitária prevista na Constituição Federal.

A Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulgou uma nota após o protesto ter sido notado e se espalhar nas redes para informar que já identificou o autor das palavras de ordem contra Bolsonaro e que instaurou um processo administrativo para que providências sejam tomadas sobre o ocorrido, enfatizando que a segurança e a integridade dos conteúdos do exame não foram afetadas pelo acontecimento referente ao texto de instrução.

Notícias relacionadas

Avatar de Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues

Jornalista e professor de Literatura Brasileira.