Brasil

Quando posso parar de usar máscara contra a Covid? Infectologista responde

Diante da disseminação da variante Ômicron, governo de São Paulo recuou na liberação do uso de máscaras em locais abertos e cancelou o revéillon nesta quinta-feira (2)

Compartilhar

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou nesta quinta-feira (2) que o Estado vai manter a exigência do uso de máscaras em espaços abertos e que o réveillon da Avenida Paulista será cancelado.

Segundo ele, apesar dos números indicarem que a pandemia está recuando, o governo vai optar pela precaução, principalmente diante da variante Ômicron, que tem risco elevado de se disseminar pelo mundo e trazer “consequências graves”, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Três casos já foram confirmados no Estado.

Quando posso parar de usar máscara contra a Covid?

A infectologista Raquel Muarrek explica que o uso de máscaras é uma das exigências da pandemia da Covid-19 que provavelmente permanecerá por um bom tempo. “A máscara é a única forma que temos de proteção contra qualquer variante, seja Alfa, Gama, Beta, Delta ou a Ômicron. Não há outra forma de proteção maior, além da vacina”, afirma.

A médica lembra, também, que a imunização é recomendada para evitar casos graves da doença, enquanto a máscara previne a transmissão do vírus. Segundo ela, a derrubada do uso de máscaras só será possível quando cerca de 86% da população estiver totalmente vacinada, diminuindo a transmissão comunitária.

Dados da plataforma Our World in Data indicam que apenas 43,76% da população mundial tomou as duas doses da vacina. Em países em desenvolvimento, somente 6% foram imunizados com pelo menos uma dose.

“Independente de qual variante, as medidas preventivas ainda são lavagem de mãos, distanciamento e uso de máscaras. Por isso o governo do Estado [de São Paulo] voltou atrás”, ressalta Muarrek.

Notícias relacionadas

Rio, Bahia, Ceará: Estados adotam passaporte da vacina

O Rio de Janeiro, que havia derrubado a obrigatoriedade da máscara contra a Covid-19, editou o decreto no dia 12 de novembro. Agora, o texto determina que cariocas continuem usando o item em quaisquer locais fechados e revoga medidas restritivas estipuladas em decretos anteriores e em resoluções conjuntas entre Estado e município.

A preocupação com a variante Ômicron também fez com que vários Estados e cidades passassem a cobrar passaporte de vacinação para entrar nos estabelecimentos. No Rio, a prefeitura ampliou, nesta quinta-feira (2), a exigência para bares, shoppings, lanchonetes, salões de beleza, táxis, entre outros.

A partir da próxima segunda-feira (6), o comprovante será exigido para acesso a estabelecimentos públicos em Pernambuco. Acre, Alagoas, Amapá, Bahia e Ceará também pedem o passaporte sanitário em determinados locais, como bares, restaurantes e eventos.


Este post foi modificado pela última vez em 2 dez 2021 - 12:36 12:36

Carolina Fortes

Repórter colaborativa no site Emerge Mag e antiga editora-assistente no site da Jovem Pan. Ex-repórter no site Elástica. Formada em jornalismo e faz a segunda graduação em Letras na Universidade de São Paulo (USP). Acredita no jornalismo como forma de impacto social e defende maior inclusão e representatividade.

Por
Carolina Fortes

Última hora

  • Valerio Arcary

Por que marxistas devem defender as cotas raciais? – Por Valerio Arcary

Não é a luta contra o racismo que explica a raiva, exasperação e fúria dos…

20 jan 2022 - 23:20
  • Brasil

Damares e Queiroga visitam criança que teve parada cardíaca mesmo após relação com vacina ser descartada

Ministros parecem estar fazendo campanha antivacina, visto que especialistas já apontaram que parada cardíaca de…

20 jan 2022 - 22:50
  • Cultura

Apanhado do cinema 2021 – Por Cesar Castanha

Confira o que de melhor rolou nas telonas em 2021 no artigo do crítico Cesar…

20 jan 2022 - 22:10
  • Pop Notícias

BBB: Vyni revela que se formou com bolsa do Prouni e Haddad comemora

O ex-ministro Fernando Haddad compartilhou depoimento do participante do BBB; confira

20 jan 2022 - 22:08
  • Política

Vitória em 1º turno à vista: Lula tem a soma de todos os candidatos, diz nova pesquisa

Levantamento PoderData mostra que petista cresceu 2 pontos, enquanto Bolsonaro perdeu o mesmo percentual e…

20 jan 2022 - 21:44
  • Opinião

O homem está trabalhando: não para o povo, mas para se reeleger – Por Raphael Fagundes

Bolsonaro não quer trabalhar, ele quer apenas se reeleger. Aliás, para um político com mais…

20 jan 2022 - 21:40