Doria adianta data de vacinação de toda população de SP; confira o novo calendário

Governador de São Paulo, João Doria, afirmou que todos os adultos estarão vacinados até 18 de outubro

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que todos os adultos do estado estarão vacinados até 18 de outubro, 15 dias antes da data que havia sido divulgada anteriormente. “Prepare o braço. Antecipamos em 15 dias a data de vacinação de toda população adulta do Estado de SP. Até 18 de outubro de 2021, quem tem 18 anos ou mais já terá tomado a 1ª dose da vacina”, disse.

Segundo o governo de SP, “a projeção se baseia na estimativa de entregas de vacinas do Ministério da Saúde e considera o início do esquema vacinal, que é composto por duas doses dos imunizantes disponíveis no Brasil. A logística do PEI vai manter o calendário faseado por faixas etárias, dos grupos mais velhos aos mais jovens”.

Na semana passada, Doria tinha anunciado que toda a população paulista seria vacinada até 31 de outubro, por conta do recebimento de  6 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) da China, suficiente para produção de 10 milhões de doses da vacina do Butantan.

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro é alvo da CPI da Covid-19 no Senado – ou CPI do Genocídio -. Doria tenta lucrar politicamente com a antecipação da vacinação em São Paulo. Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, o governo Bolsonaro ignorou 53 e-mails da Pfizer sobre vacinas.

Confira o calendário:

10 de junho
– Grávidas e puérperas sem comorbidades acima de 18 anos – 400 mil pessoas
– Pessoas com Deficiência Permanente sem BPC – 1 milhão de pessoas

16 de junho
– Adultos sem comorbidades com idade entre 55 e 59 anos – 1,2 milhão de pessoas

9 de julho
– Adultos sem comorbidades com 54 anos

20 de julho
– Adultos sem comorbidades com idade entre 50 e 53 anos

4 de agosto
– Adultos sem comorbidades com idade entre 45 e 49 anos

19 de agosto
– Adultos sem comorbidades com idade entre 40 e 44 anos

29 de agosto
– Adultos sem comorbidades com idade entre 35 e 39 anos

8 de setembro
– Adultos sem comorbidades com idade entre 30 e 34 anos

18 de setembro
– Adultos sem comorbidades com idade entre 25 e 29 anos

28 de setembro
– Adultos sem comorbidades com idade entre 18 e 24 anos

Vacinação de professores e profissionais da educação

Doria também anunciou a vacinação de professores: “Vamos antecipar a vacinação de 363 mil profissionais da educação, de 18 a 44 anos, para esta sexta-feira, dia 11/06. Teremos assim 100% dos profissionais que atuam na educação imunizados, para garantir a volta às aulas cada vez mais segura”.

Avatar de Dri Delorenzo

Dri Delorenzo

Jornalista, especializada em Meio Ambiente e Sociedade (FESPSP) e mestre em Comunicação Digital pela UFABC. É editora executiva da Revista Fórum.