Respaldo popular: 74% dos baianos apoiam toque de recolher decretado por Rui Costa

Diante da inércia do governo Bolsonaro, governador petista vem lutando pela aquisição de vacinas, ampliação de leitos hospitalares e endurecendo medidas restritivas, atitudes que são aprovadas por ampla maioria da população

Reprodução
Escrito en BRASIL el

Diante da explosão de casos, mortes e internações por Covid-19, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), baixou um decreto nesta terça-feira (2) estendendo o toque de recolher em todo o estado até o dia 31 de março. Durante este período, está proibida a circulação de pessoas entre às 20h e 5h da manhã e serviços não essenciais também devem ficar fechados durante este horário.

O endurecimento nas medidas de restrição, necessárias diante do iminente colapso hospitalar - a Bahia conta com cerca de 400 pessoas na fila por um leito de UTI -, apesar de rechaçadas pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, têm respaldo entre a população baiana.

Segundo levantamento do Paraná Pesquisas encomendado pelo site Bahia Notícias, 74% das pessoas que moram na Bahia apoiam o toque de recolher decretado por Rui Costa, enquanto apenas 24,1% são contra.

A forma como o governador vem enfrentando a pandemia também é aprovada pelos baianos. 52,4% consideram a gestão de Costa frente à crise sanitária boa ou ótima, enquanto 25,4% avaliam essa gestão como regular e outros 20,7% como ruim ou péssima.

A pesquisa mostrou ainda que a maioria dos baianos apoiaria medidas ainda mais duras, como um lockdown total: 59,4%, contra 37,7% que se dizem contra.

O levantamento Paraná Pesquisas ouviu 2020 moradores da Bahia, de 190 municípios, entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março. A margem de erro é de 2pontos percentuais, para mais ou para menos.

Luta por vacinas

Ao todo, nove estados do Nordeste, liderados pela Bahia, definiram termos de aquisição de 25 milhões de doses da vacina russa Sputnik. Resta, apenas, assinar o contrato com o Fundo Soberano Russo, que produziu e distribui o imunizante.

O governador Rui Costa (PT) não poupou críticas a Jair Bolsonaro pelo atual cenário trágico no país, em consequência do descaso do governo federal na condução do combate à pandemia.

“Precisamos da vacina para salvar o Brasil desta tragédia. O veto do presidente à medida que poderia ter resolvido o problema da burocracia da Anvisa é um absurdo. Vamos abrir mais leitos de UTI, agora no hospital de campanha da Fonte Nova, mas só a vacina nos dará a vitória”, disse Costa.