O que o brasileiro pensa?
11 de dezembro de 2019, 19h48

Rio de Janeiro vai receber festival contra criminalização da juventude

O "Festival Pelo Nosso Futuro - A Juventude quer viver" acontece nesta quinta-feira e reúne artistas como a DJ Iasmin Turbininha

Divulgação

Movimento sociais e coletivos de juventude e de favelas vão promover, nesta quinta-feira (12) o “Festival Pelo Nosso Futuro – A Juventude quer viver” no Parque Madureira, no subúrbio no Rio de Janeiro. A atividade, que é totalmente gratuita, acontece às 14h e vai reunir artistas de funk, rap e hip hop.

Recordando as estatísticas do Atlas da Violência, que expõe que 53,7% das vítimas de homicídios no país são jovens e que no Rio de Janeiro os índices são ainda mais altos, o festival prega a resistência da juventude em tempos difíceis. Um conjunto de coletivos e movimentos, como a Marcha das Favelas, compõe a construção do festival que pretende representar um esforço por uma cidade mais livre, com menos exclusão e desigualdade, que permita a circulação democrática de todos por seus espaços.

Entre as artistas confirmadas está a DJ Iasmin Turbininha, uma das referências do funk 150BPM. Ela vai ocupar o palco junto a outros artistas como Juju Rude, DJ Brandão, Aika Cortez, Sant e LP Beatzz, Batalha da Marginow, ADL e Cultura Zona Oeste.

A deputada estadual Dani Monteiro (PSOL-RJ), presidenta da Comissão Especial da Juventude na ALERJ, é uma das apoiadoras do evento. “A juventude que vive nas periferias tem uma potência que precisa ser vista e valorizada. E a cidade precisa reconhecer o quanto ganha quando permite a livre circulação dos jovens, inclusive e principalmente os negros, por todos os seus espaços e equipamentos culturais sem medo”, declarou.

“O Festival é uma forma de expansão da potência artística e cultural dessa moçada, e também um grito: estamos aqui, queremos mostrar o nosso talento. O que esperamos é que o público reaja e prestigie esse grito, que jovens de outras zonas da cidade compareçam e se juntem a essa turma nas batalhas de rima, mas também por um futuro sem medo”, completou.

Serviço:

Festival Pelo Nosso Futuro – A Juventude quer viver
Data: Quinta-feira, 12 de dezembro
Hora: 14h
Local: Parque Madureira – Rio de Janeiro – RJ
Gratuito


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum