Roberto Jefferson vai para a prisão domiciliar, determina Alexandre de Moraes

Defesa do ex-presidente do PTB, preso no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, fala em problemas de saúde e "risco de morte"

Robderto Jefferson (Foto: Reprodução/Twitter)Créditos: Redes Sociais
Escrito en BRASIL el

O bolsonarista Roberto Jefferson vai para casa. Nesta segunda-feira (24), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a conversão da prisão do ex-deputado do PTB de preventiva para domiciliar. Jefferson estava encarcerado no presídio de Bangu 8, no Rio de Janeiro, desde agosto de 2021.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o ex-deputado foi preso no âmbito do inquérito que apura a realização de atos antidemocráticos e ataques às instituições, com suspeitas de financiamento público.

Ao autorizar a prisão domiciliar, Alexandre de Moraes atendeu a uma petição da defesa de Jefferson, que descreveu "abatimento" do ex-deputado por conta de seu estado de saúde e "risco de morte" na prisão.

Na decisão, Moraes afirmou que o Código de Processo Penal permite a prisão domiciliar "quando o agente for extremamente debilitado por motivo de doença grave". Relatórios médicos de Jefferson apontariam que ele necessita de acompanhamento médico constante.

Roberto Jefferson, segundo o despacho do ministro do STF, terá que usar tornozeleira eletrônica, não poderá se comunicar com outros investigados e nem sair de casa à noite, e deverá se apresentar periodicamente à Justiça.