Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de janeiro de 2020, 08h10

Saiba como se cadastrar no “Não Perturbe” dos bancos e conter assédio sobre ofertas de empréstimos

Mais de 20 instituições aderiram à medida de autorregulamentação bancária

Reprodução

Para aqueles que não toleram as ligações indesejadas de bancos com ofertas de empréstimos, passa a valer a partir desta quinta-feira (2) o cadastro do “Não perturbe” para bloquear as chamadas. A medida vai estar disponível no site de 23 instituições que aderiram à autorregulamentação bancária.

Para participar, o consumidor deve acessar um link no site dos bancos e cadastrar os telefones fixos e móveis, relacionados ao seu CPF. O bloqueio passa a valer 30 dias após o cadastro. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que também vai incluir no cadastro os telefones já inseridos no sistema de bloqueio do Procon-SP.

Os bancos participantes são: Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim. Instituições representam 98% do volume da carteira de crédito em todo o país.

A autorregulamentação do crédito consignado é a primeira feita em conjunto pela Febraban e Associação Brasileira de Bancos (ABBC), o que garante a abrangência de sua aplicação. Pelas novas regras, as associações do setor também passarão a fazer um monitoramento das reclamações contra correspondentes bancários.

O número de reclamações sobre empréstimos consignados nos Procons contabilizado de janeiro a 30 de novembro deste ano cresceu 20% com relação a 2018.

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags