Saiba quais são os cuidados para se prevenir contra o coronavírus

A contaminação da doença ocorre através do contato ou por gotículas respiratórias, assim como outros tipos de gripe

Foto: Agência Brasil/Tyrone Siu
Escrito en BRASIL el

Com o primeiro caso confirmado de infecção por coronavírus no Brasil, os cuidados para prevenção da doença devem ser redobrados. Até a noite desta quarta-feira (26), o Ministério da Saúde investigava 20 casos suspeitos do vírus em sete estados do país. O número pode ainda maior, já que a pasta não contabilizou todos os casos registrados pelas secretarias estaduais.

Leia também: Saiba quais são as cidades com casos de suspeita de coronavírus no Brasil

Os cuidados de prevenção são semelhantes a gripe comum, já que a transmissão do coronavírus também ocorre por gotículas respiratórias ou contato. Com isso, qualquer pessoa que esteja próximo de alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

Portanto, os cuidados se voltam para evitar ao máximo o contato com secreções contaminadas, tais como saliva, espirro, tosse e catarro. Toque e aperto de mão seguido de contato com a boca, nariz ou olhos também é uma forma de contágio.

O Ministério da Saúde orienta as pessoas a lavarem as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Outro cuidado é evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, assim como estar próximo de pessoas doentes. Se estiver apresentando sintomas do vírus, procure um médico e evite locais públicos ou de grande cirulação de pessoas.

Outra dica do Ministério da Saúde é cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e, em seguida, descartá-lo. Também é importante limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Máscaras

Apesar de muita gente ter passado a usar máscaras para se tentar se prevenir do coronavírus, especialistas dizem que o uso delas não é necessário para a população em geral. O próprio Ministério da Saúde cita o uso de máscara apenas entre profissionais da saúde.