Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de julho de 2019, 09h52

São Paulo será sede da primeira Convenção Nacional da Terra Plana

Teoria de que a Terra não é redonda ganha cada vez mais adeptos no Brasil, que já são 7% da população, segundo pesquisa Datafolha; guru do governo Bolsonaro, Olavo de Carvalho já chegou a dizer que tem dúvidas sobre o formato do planeta

Reprodução

A negação da política, que se materializa no Brasil através de discursos da “nova política” que possibilitou a eleição de Jair Bolsonaro, é acompanhada, em várias partes do mundo, também pela negação da ciência. É neste contexto que cresce em inúmeros países o número de adeptos à “teoria da Terra Plana”, que refuta uma das máximas da geografia de que nosso planeta tem formato esférico.

Os terraplanistas brasileiros estão tão organizados que já há data marcada para a 1ª Convenção Nacional da Terra Plana: será no dia 23 de novembro, em São Paulo. O evento vem sendo divulgado nas páginas oficiais da “Flat Con Brasil” e contará, segundo os organizadores, com a presença dos “principais terraplanistas”.

Pesquisa Datafolha divulgada no início de julho aponta que 7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana. O número é maior que nos Estados Unidos, onde cerca de 2% da população é adepta da teoria. Outros 5% no país do Tio Sam dizem ter dúvidas sobre o formato do planeta.

Terraplanismo no governo 

O escritor Olavo de Carvalho, tido como “guru” de Jair Bolsonaro por ser o seu principal conselheiro, revelou em maio, pelo Twitter, que ainda tem dúvidas quanto ao formato da Terra.

Auto-denominado filósofo e inimigo declarado da academia, Carvalho postou: “Vivem perguntando minha opinião sobre a Terra Plana. Darei essa opinião quando tiver uma. Por enquanto só tenho perguntas”.

A teoria da Terra plana, assim como o movimento anti-vacina, são fenômenos recentes de pensamentos anti-intelectuais em ascensão no mundo inteiro. No Brasil, a principal corrente anti-academia está dentro do próprio bolsonarismo.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum