Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de dezembro de 2019, 09h00

Serra Gaúcha terá estátua da Havan de 30 metros e moradores acusam loja de “violência simbólica”

Neste mês, a cidade aprovou um projeto de lei especial para que o empreendimento do Véio da Havan entre na região

Réplica da Estátua da Liberdade em Bauru (SP). (Foto: Havan/Divulgação)

Uma réplica de 30 metros da estátua da liberdade, ícone das lojas de departamento Havan, será erguida na avenida turística que liga Gramado a Canela, na Serra Gaúcha. Neste mês, a cidade aprovou um projeto de lei especial para que o empreendimento do bolsonarista Luciano Hang entre na região. A decisão, no entanto, teve que passar por abaixo-assinado e forte resistência de moradores.

Cerca de 2.000 moradores se organizaram para tentar barrar a construção da réplica, acusando-a de ser uma “violência simbólica” contra a região, que é um dos principais pontos turísticos do estado. Comerciantes locais também reprovaram a ideia, temendo perder espaço para grandes varejistas.

Não é a primeira vez que as estátuas das lojas do “Véio da Havan” geram polêmica. Em Bauru, interior de São Paulo, e Brasília também houve manifestação contrária à instalação do monumento. No entanto, a diretoria da Havan se reúne com autoridades da Serra Gaúcha há, no mínimo, quatro anos para viabilizar o projeto.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum