DIA DA ABOLIÇÃO

Abolição inacabada: Ato antirracista denuncia fome do povo negro na Oscar Freire, reduto de ricaços em SP

Ato denuncia que 20 milhões de brasileiras e brasileiros - a maioria, negros - vivem sem nenhuma garantia de alimentação; via é famosa por reunir marcas de luxo como Calvin Klein, Versace e Montblanc, além de ter um dos metros quadrados mais caros no Brasil

Ato antirracista na rua Oscar Freira para denunciar a fome Créditos: Divulgação Organizações Sociais / Movimento antiracista/ MTST
Escrito en BRASIL el

Organizações sociais lideradas pelo movimento antirracista Raiz da Liberdade se reúnem nesta sexta (13), na Rua Oscar Freire, para denunciar a fome da população negra no Dia da "Abolição". 

Com apoio do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), o ato Tem Preto com Fome! terá concentração a partir das 15h em frente à Estação Oscar Freire do Metrô. Cerca de mil pessoas devem participar da manifestação, segundo os organizadores.

"A fome esteve presente em pelo menos 10% das casas de pessoas negras somente no período da pandemia. Com a alta dos preços e o crescente desemprego, esse quadro só tende a aumentar", afirma Ediane Maria, coordenadora do Raiz da Liberdade.

A escolha da Rua Oscar Freire para o ato é simbólica. Enquanto mais de 20 milhões de brasileiras e brasileiros - a maioria, negros - vivem sem nenhuma garantia de alimentação, a via é famosa por reunir marcas de luxo como Calvin Klein, Versace e Montblanc, além de ter um dos metros quadrados mais caros do Brasil.

"Não aguentamos mais disputar lugar na fila do osso e nos caminhões de lixo, enquanto uma minoria branca segue enriquecendo e se estabelecendo como milionária em meio à esta crise", critica Ediane. "Estamos aqui hoje para denunciar e incomodar essa elite que enriquece às nossas custas", afirma.