ABANDONO DA CIÊNCIA

VÍDEO: Incêndio toma conta de prédio da Unesp em Rio Claro (SP)

Não houve feridos e a universidade ainda divulgará o saldo dos prejuízos materiais; alunos denunciam que perigo era conhecido e que não havia verbas para prevenção

Incêndio toma conta de prédio da Unesp em Rio Claro (SP)Créditos: Reprodução / Twitter @vullcanya
Escrito en BRASIL el

O prédio central do Instituto de Biociência da Unesp, em Rio Claro (SP), sofreu um incêndio de grande proporção na tarde desta quarta (31). Materiais de pesquisa que podem ir de coletas de animais a bibliotecas de genética foram perdidos, incluindo um material histórico de zoologia. Ninguém ficou ferido.

A Unesp afirmou em nota que ainda divulgará o saldo dos prejuízos. Uma aluna que registrou as cenas desabafou nas redes sociais. Não era de hoje que o risco de incêndio já era avisado. Mas pela falta de dinheiro, pelos cortes de verbas, infelizmente aconteceu. Pesquisas de vidas inteiras foram perdidas”, escreveu no Twitter.

Não é a primeira vez que uma instituição responsável pela produção ou resguardo do conhecimento brasileiro pega fogo apesar de avisos prévios por conta da falta de recursos. O Museu Nacional no Rio de Janeiro, além do Museu da Língua Portuguesa e da Cinemateca em São Paulo são exemplos de como o Brasil atual abandona a cultura, a ciência e as artes ao promover um contínuo desinvestimento nos setores.

A comunidade universitária estava toda no campus na hora do incêndio. Alunos, professores e funcionários foram evacuados do prédio após uma tentativa frustrada do Corpo de Bombeiros de controlar as chamas.

O incêndio atingiu salas de aula e laboratórios da instituição. As aulas e demais atividades do Instituto de Biociências e do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) estão suspensas por questão de segurança. O prédio deve passar por uma avaliação do Corpo de Bombeiros e em seguida por reparos antes de receber novamente a comunidade universitária.

Leia o comunicado da Unesp a seguir

Um incêndio atingiu na tarde desta quarta-feira (31), por volta das 16h, o prédio central do Instituto de Biociências (IB) do campus de Rio Claro da Unesp. O local abriga salas de aula, laboratórios e salas de professores. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. Quando o fogo começou, as principais medidas de segurança foram tomadas e o espaço, prontamente evacuado sem que houvesse vítimas. Os bombeiros foram chamados e seguem no local tentando controlar o fogo, que se espalhou rapidamente. Há significativos prejuízos materiais, ainda sendo dimensionados. A direção do campus informa que as aulas nas duas unidades universitárias da Unesp em Rio Claro, o Instituto de Biociências e o Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), estão interrompidas por questão de segurança.
 

*Com informações do G1.