Pesquisa realizada pelo Instituto Gerp e divulgada nesta segunda-feira (6) revela que o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), tem sua gestão aprovada por 72% da população do município.
Segundo o levantamento, 20% dos eleitores o desaprovam, e 8% não sabem ou não responderam. Em relação à qualidade da gestão, 61% avaliam a administração como ótima ou boa, enquanto 24% consideram o governo regular e 14% entendem como ruim ou péssima. Somente 1% não responderam.
Já a avaliação do governador Cláudio Castro (PL) é reprovada por 58% dos moradores de Niterói, com aprovação de 31% dos entrevistados, enquanto 11% não responderam. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um empate técnico entre os que aprovam e os que desaprovam seu governo. A aprovação do presidente fica em 45%, contra 47% que desaprovam no município. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em 2022, Neves derrotou o deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL), contando com o apoio declarado de Lula. Neves recebeu 57,2% dos votos válidos contra 42,8% do eleitorado.
Sinal amarelo para Castro
O resultado é ruim para o governador, que está em seu segundo mandato e não pode mais ser candidato à reeleição. Resta a disputa por uma das vagas ao Senado pelo estado.
Na terça-feira (30), em declaração ao O Globo, Castro não se mostrou empolgado em se candidatar. "Se fosse hoje o dia da tomada da minha decisão, não seria mais candidato ao Senado. Completaria o meu mandato até o dia 31 de dezembro de 2026", afirmou, recusando a possibilidade de ser candidato a deputado federal ou se tornar conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE): "Não farei isso. Acho um downgrade".
Na semana anterior, o governador do Rio de Janeiro ainda foi alvo de "fogo amigo" do senador Carlos Portinho (PL), que luta dentro da legenda para viabilizar sua candidatura à reeleição, já que a outra vaga é do também senador Flávio Bolsonaro. "Enquanto anistiados faziam movimento contra a anistia do momento, Copacabana era tomada de bandidos em cima dos ônibus, descendo e entrando em restaurante e assaltando os consumidores. Arrastões por Copacabana… e, hoje, ainda não se viu um pronunciamento do governador Cláudio Castro. Isso é inadmissível", atacou Portinho. "O governador é do meu partido? Dane-se!"
Jogos Pan-Americanos
O levantamento analisou ainda como os entrevistados projetam a realização dos Jogos Panamericanos de 2031, que a cidade sediará junto com o Rio de Janeiro.
Para 82% dos eleitores niteroienses, o Pan trará benefícios econômicos, impulsionando o turismo, o comércio e serviços, enquanto 71% veem ganhos diretos para a infraestrutura urbana, e 78% para a imagem de Niterói e do Rio.