CUSTO DA NEGLIGÊNCIA

Cobasi pode ter que pagar 50 milhões por morte de animais durante inundação em Porto Alegre

Defensoria Pública do Rio Grande do Sul ajuiza ação contra rede de pets que deixou mais de 40 bichinhos afogarem durante alagamento de loja em shopping

Créditos: Divulgação Cobasi - Loja do Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre (RS)
Escrito en BRASIL el

A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul quer R$ 50 milhões da Loja Cobasi após a morte de mais de 40 animais durante o alagamento que atingiu dois estabelecimentos da marca em Porto Alegre. O pedido de indenização é por danos ambientais, à saúde pública e psicológicos à coletividade.

Em uma das lojas, ao menos 38 animais — entre aves, pássaros e roedores — morreram afogados no subsolo do Shopping Praia de Belas no dia 3 de maio, enquanto os computadores foram guardados no mezanino para evitar que a água os atingisse, segundo constatou Polícia Civil após vistoria à petshop na última semana.

O gerente da loja alegou ter deixado água e comida para os animais, mas não retornou ao shopping, de acordo com a Defensoria Pública. A instituição afirmou que a responsável também admitiu que equipamentos eletrônicos foram colocados em carrinhos de compras no mezanino, que permaneceu intacto, enquanto os animais foram deixados no andar inferior.

Com base em relatos de testemunhas, a Defensoria afirmou que era viável retirar os animais nos dias seguintes. No entanto, a Cobasi não adotou nenhuma medida para tentar salvar os animais.

"É evidente que a Cobasi teve cinco dias para remover os animais de forma segura. No entanto, mesmo observando o aumento do nível da água, nada foi feito. Nenhuma testemunha mencionou ter visto algum funcionário da loja visitar o local para verificar os animais, nem mesmo para garantir que tinham comida e água", destacou João Otávio Carmona Paz, defensor público do RS.

Segundo a Defensoria, a ação de ativistas impediu mais mortes em outra loja. Em um estabelecimento da Cobasi, os funcionários fecharam as portas afirmando ter deixado comida e água para cinco dias, mas não retornaram por uma semana.

"O desfecho só não foi tão trágico quanto na unidade do shopping porque ativistas entraram na loja e resgataram os animais. Ainda assim, quatro já haviam perecido", declara o órgão.

Entenda o caso 

Após surgirem uma série de denúncias nas redes sociais de que a loja da rede Cobasi, localizada em um shopping de Porto Alegre (RS), no bairro Praia de Belas, tinha abandonado os animais na loja e que estes teriam morrido afogados, a rede confirmou a tragédia.

LEIA TAMBÉM: Cobasi: donos doaram para Carla Zambelli e Tomé Abduch; saiba quem são

Em comunicado divulgado à imprensa, a Cobasi afirmou que os funcionários da loja em questão tiveram que evacuar "de forma emergencial, seguindo as orientações locais". Ainda segundo a empresa, "foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência até o retorno dos colaboradores, que considerávamos ser breve".

Posteriormente, o comunicado da Cobasi confirma a morte de todos os animais que estavam na loja. "É com pesar que a Cobasi comunica a perda das vidas dos animais que estavam no local. A empresa seguirá atuando com as ONGs de proteção animal, da região e de todo país, para salvar as vidas que pudermos enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar."

Porém, após a divulgação da nota da Cobasi, onde afirmam que não foi possível retornar de maneira segura para resgatar os animais, relatos anônimos de trabalhadores do shopping desmentem o comunicado e afirmam que foi autorizado à gerência da loja retornar ao estabelecimento para salvar os animais.