Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de maio de 2018, 21h03

Testemunha aponta vereador e miliciano como mandantes da execução de Marielle

A testemunha, que está sob proteção da polícia, teria revelado em depoimento que participou de reuniões em que o vereador Marcello Siciliano (PHS) e o ex-PM Orlando de Oliveira Araújo teriam planejado o assassinato de Marielle Franco

O jornal O Globo revelou, nesta terça-feira (8), que teve acesso a três depoimentos de uma testemunha que procurou a Divisão de Homicídios da Polícia Civil para dar detalhes sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada junto com seu motorista em março.

De acordo com o jornal, a testemunha teria revelado que o vereador Marcello Siciliano (PHS) e o ex-policial militar Orlando Oliveira de Araújo, que está preso, queriam a morte da psolista pois ela estaria “atrapalhando” milicianos em áreas em que ela avançou com seu trabalho comunitário. Marielle, antes de ser vereadora, era assessora do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) durante a CPI das Milícias, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e, depois de eleita, continuou atuando com pautas nas comunidades que envolviam os milicianos.

A testemunha, que está sob proteção policial, teria afirmado que foi forçado a trabalhar para Orlando, o ex-policial, e que presenciou reuniões entre o miliciano, antes de ser preso, e o vereador Siciliano em que planejavam a morte da psolista.

“Eu estava numa mesa, a uma distância de pouco mais de um metro dos dois. Eles estavam sentados numa mesa ao lado. O vereador falou alto: ‘Tem que ver a situação da Marielle. A mulher está me atrapalhando’. Depois, bateu forte com a mão na mesa e gritou: ‘Marielle, piranha do Freixo’. Depois, olhando para o ex-PM, disse: ‘Precisamos resolver isso logo'”, teria dito a testemunha, segundo O Globo, à polícia.

No depoimento, a testemunha teria ainda revelado os nomes de quatro homens escalados para o crime e informado que Araújo, mesmo preso em Bangu 9, teria dado a ordem para o assassinato um mês antes.

Saiba mais na matéria do jornal O Globo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum