Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de janeiro de 2020, 09h12

Trabalho intermitente provoca crescimento de 1,3% de empregos na indústria da transformação

Os segmentos que mais contribuíram com a alta foram os de alimentos, têxteis e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos

Foto: Agência Brasil

A indústria da transformação teve um crescimento de empregos de 1,3% no segundo semestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior. O pesquisador da área de Economia Aplicada da FGV/Ibre, Daniel Duque, considera que a nova modalidade de contratação estabelecida na reforma trabalhista, a de trabalhadores intermitentes colaborou para o crescimento.

“É uma contratação mais barata e mais flexível”, avalia.

Os segmentos que mais contribuíram com a alta foram os de alimentos, têxteis e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos. Juntos, abriram 189 mil vagas com carteira assinada até o terceiro trimestre.

“Por tudo o que ocorreu em 2019, o resultado foi positivo”, afirma o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira. O aumento da mão de obra no segmento deve ficar em torno de 2% – em 2018 eram 271 mil empregados –, em linha com a alta prevista na produção. Para este ano ele espera novo crescimento de até 2,5% nos dois indicadores.

Com informações do Estadão

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum