Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de março de 2019, 11h01

“Trancaço” bloqueia carros na USP e inicia jornada em defesa da previdência

Atos articulados por 10 centrais sindicais e Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo ocorrerão ao longo do dia nas 27 capitais do Brasil

Trancaço na Usp contra a reforma da Previdência de Bolsonaro (Foto: Arquivo/ Conceição Oliveira)

Estudantes e trabalhadores contrários ao pacote de maldades da Reforma da Previdência proposta por Jair Bolsonaro (PSL) bloquearam a entrada de veículos na USP, na manhã desta sexta-feira (22), em ato que integra a jornada nacional de Luta em Defesa da Previdência.

Outras atividades acontecem ao longo do dia nas 27 capitais do Brasil, organizadas por dez centrais sindicais e pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Em São Paulo, vias importantes ficaram congestionadas em decorrência do ato na USP, que busca sensibilizar a sociedade contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo Bolsonaro, que, na prática, desmonta a previdência no País.

“#Trancaço contra a deforma da previdência de Bolsonaro #forabolsonaro”, publicou em suas redes sociais a escritora e ativista Conceição Oliveira, blogueira da Fórum, junto a um vídeo com imagens do ato na USP.

Ontem, na Câmara Federal, PT, PDT, PSB, PSOL e PCdoB anunciaram a união das legendas de esquerda para o combate à reforma. A ideia é articular a mobilização do parlamento com as bases.

Entre outros ataques a direitos, a PEC de Bolsonaro desconstitucionaliza a previdência, torna inviável a aposentadoria para trabalhadores pobres e propõe o sistema de capitalização – que levou idosos chilenos à miséria, elevando índices de suicídio e que jogará bilhões da classe trabalhadora nos cofres de bancos privados.

Confira onde estão sendo realizados os atos.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum