Fórumcast #19
22 de março de 2019, 11h01

“Trancaço” bloqueia carros na USP e inicia jornada em defesa da previdência

Atos articulados por 10 centrais sindicais e Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo ocorrerão ao longo do dia nas 27 capitais do Brasil

Trancaço na Usp contra a reforma da Previdência de Bolsonaro (Foto: Arquivo/ Conceição Oliveira)

Estudantes e trabalhadores contrários ao pacote de maldades da Reforma da Previdência proposta por Jair Bolsonaro (PSL) bloquearam a entrada de veículos na USP, na manhã desta sexta-feira (22), em ato que integra a jornada nacional de Luta em Defesa da Previdência.

Outras atividades acontecem ao longo do dia nas 27 capitais do Brasil, organizadas por dez centrais sindicais e pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Em São Paulo, vias importantes ficaram congestionadas em decorrência do ato na USP, que busca sensibilizar a sociedade contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo Bolsonaro, que, na prática, desmonta a previdência no País.

“#Trancaço contra a deforma da previdência de Bolsonaro #forabolsonaro”, publicou em suas redes sociais a escritora e ativista Conceição Oliveira, blogueira da Fórum, junto a um vídeo com imagens do ato na USP.

Ontem, na Câmara Federal, PT, PDT, PSB, PSOL e PCdoB anunciaram a união das legendas de esquerda para o combate à reforma. A ideia é articular a mobilização do parlamento com as bases.

Veja também:  "Os tempos são duros, mas já foram piores", diz Juca Kfouri após demissão da ESPN

Entre outros ataques a direitos, a PEC de Bolsonaro desconstitucionaliza a previdência, torna inviável a aposentadoria para trabalhadores pobres e propõe o sistema de capitalização – que levou idosos chilenos à miséria, elevando índices de suicídio e que jogará bilhões da classe trabalhadora nos cofres de bancos privados.

Confira onde estão sendo realizados os atos.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum