Tubarão ataca menino em Ilha Comprida em São Paulo: "sangue e desespero"

A criança estava no mar brincando com um primo e o irmão mais velho quando viu o tubarão na direção de sua perna

Ataque de Turbarão em Ilha Comprida. Foto: Reprodução/Rócio Um Bom Lugar Iguape
Escrito en BRASIL el

Um menino de 11 anos foi ferido nesta segunda-feira (15) por um tubarão enquanto estava no mar em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Carlos Alexandre Oliveira Marques foi socorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e levou pontos na perna. Ele contou nesta terça-feira (16) que entrou em desespero ao ver o ferimento causado pelo animal.

O ataque aconteceu por volta das 12h desta segunda-feira (15), na Praia do Boqueirão. A prefeitura informou que se trata de um cação. A criança estava no mar, brincando com um primo e o irmão mais velho, quando viu o tubarão na direção de sua perna.

"Estava eu, meu irmão e meu primo. A gente estava lá nadando, até que, do lado, ouvimos uns homens gritando 'tubarão, tubarão'. A gente ficou desesperado e tentamos sair. Meu primo saiu também, e eu não conseguia correr direito, meu irmão ficou me esperando. Daí, eu comecei a sentir uma dorzinha na minha perna, olhei e vi que tinha uma barbatana, que era um animal meio azul, tipo tubarão. Eu fiquei balançando a perna, aí caiu, e corri rápido para sair", relembra.

O menino conta ainda que, em seguida, um homem pegou em sua mão e perguntou se ele estava bem. "Eu disse que não, que minha perna estava doendo, e ele me carregou até o salva-vidas", diz. Depois, chamaram uma ambulância e ele foi conduzido à UPA.

"Quando a gente viu, já estava muito perto de nós. Até que foi pequeno o corte, mas quando olhei, estava saindo muito sangue, então fiquei desesperado, achando que coisa pior tinha acontecido. Só que depois que os médicos limparam minha perna, vi que não precisava ficar preocupado", relata o menino.

Pai diz que foi um grande susto

O pai do menino, o comerciante Celso Marques, conta que tudo foi um grande susto.

"Eu tirei o dia para curtir com eles [filhos], porque depois do almoço eles iriam embora. Estávamos indo para a praia, e como não deu para levar todas as coisas, retornei para a minha casa para pegar o restante. Quando estava voltando, meu filho mais velho veio correndo e falou 'pai, pai, o Carlinhos foi atacado por um tubarão'. Fui ao encontro dele, e quando cheguei lá, o salva-vidas já estava fazendo o resgate dele e levando para o PS", conta o pai.

Celso diz que só viu o filho, já medicado, na UPA. "Aí que eu vi a coxa dele, levando pontos. Ele também tomou um soro na veia, por conta da dor. A gente que mora aqui na Ilha não é acostumado a ter esses acidentes diariamente, com tubarão, então, eu fiquei muito assustado".

Nota da prefeitura

A prefeitura afirmou em nota que um cardume de cações, em deslocamento do Sul para o Leste do país, esbarrou na criança e a feriu, causando uma lesão sem gravidade na perna esquerda, segundo informações do sargento Nunes, do Corpo de Bombeiros, que acompanhou a ocorrência.