Twitter apaga mais postagens antivacina de Malafaia; veja como denunciar tuítes do pastor

Religioso extremista, um dos principais apoiadores de Jair Bolsonaro, passou a ter conteúdos deletado poucos dias após receber uma punição da plataforma, que suspendeu sua conta por violar normas

Foto: Lula Marques (Agência PT/Reprodução)
Escrito en BRASIL el

O Twitter passou a apagar outras postagens do pastor ultrarreacionário Silas Malafaia, apoiador de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro, por apresentarem conteúdo antivacina. Na tarde desta segunda-feira (17), usuários da plataforma notaram a remoção de novas mensagens do radical religioso após denúncias de teor mentiroso dos posts.

Na última semana, Malafaia já teve 11 postagens excluídas por conterem informações falsas sobre a imunização contra a Covid-19, além de ter seu perfil suspenso por 12 horas por violar as regras da rede social.

Quem acessa o perfil oficial do líder neopentecostal no Twitter agora encontra a sequência de 11 postagens de advertência publicadas pela administração da rede com a mensagem “Este tweet não está mais disponível porque violou as regras do Twitter. Saiba mais”, além de outras remoções que passaram a ser feitas nesta tarde. Mais uma vez, as publicações retiradas do ar eram aquelas que atacavam a vacinação contra a Covid-19.

Ainda que conteúdo semelhante permaneça liberado na timeline do empresário da fé, grupos que atuam no Twitter e em outras redes vêm incentivando os usuários a denunciarem todas as publicações falsas de Malafaia, para que estes conteúdos também sejam deletados e o pastor bolsonarista seja punido conforme as normas previstas para quem espalha fake news na internet.

Como denunciar conteúdo antivacina

Para os usuários que queiram denunciar os conteúdos negacionistas e antivacina de personalidades e perfis ultrarreacionários, basta usar a tela em que aparece a própria publicação. No celular, no canto superior direito, alinhado ao nome do dono do perfil, aparece uma seta. Clicando nela, a última opção que surge, no pé da tela, é denunciar.

Quem usa computador fará o mesmo caminho. No entanto, o primeiro local que deve ser acessado são os três pontinhos que aparecem no canto superior direito, que ficam no local onde aparece a pequena seta no celular. Na sequência, basta clicar em "Denunciar Tweet".

Veja as orientações abaixo:

Véio da Havan e Malafaia na mira do Twitter

Após o empresário Luciano Hang ter sua conta suspensa do Twitter nesta quarta-feira (12), chegou a vez do pastor Silas Malafaia sofrer a mesma punição do YouTube.

O internauta Thiago Silva avisou para a plataforma que Malafaia gravou um vídeo no YouTube dizendo que vacinar crianças é infanticídio. “Vamos marcar o @YouTubeBrasil e perguntar se esse tipo de FAKENEWS sobre a vacina é permitido na plataforma?”, pergunta.PUBLICIDADE

O YouTube respondeu: “olá, obrigado pela informação. Estamos averiguando esta questão e levaremos isso adiante a partir daqui.”

Logo após, a conta do pastor foi suspensa.