UFRJ realiza segunda edição do Festival do Conhecimento totalmente virtual

“Vamos falar de urgências, impasses, mas também de novas possibilidades", afirma a pró-reitora Ivana Bentes

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza na próxima semana a segunda edição do Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis. Segundo a universidade, o objetivo desta edição, que segue totalmente virtual, é apontar caminhos para questões urgentes no futuro da ciência, educação, cultura e meio ambiente.

“Vamos falar de urgências, impasses, mas também de novas possibilidades de vida, novas linguagens, tecnologias do comum, inovação cidadã para enfrentar as crises de saúde, humanitária, política, econômica e ambiental no tempo iminente”, disse Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ. Entre os temas que serão tratados estão inteligência artificial, cidades sustentáveis, afrofuturismo, diversidade, vacinas e mundo do trabalho pós-covid.

Com 30 mil participantes, mais de 1100 horas de atividades e 50 convidados renomados, o festival quer mostrar que a universidade segue mais ativa do que nunca, mesmo com o funcionamento presencial limitado pela pandemia.

Entre os participantes estão o ator Lázaro Ramos, a youtuber Nath Finanças, a ministra Cármen Lúcia, do STF, o epidemiologista Roberto Medronho, a cantora Margareth Menezes, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) o líder indígena Ailton Krenak e a engenheira química Leda Castilho, coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac – a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela universidade. A cantora Teresa Cristina fará o encerramento do festival.

“Além da troca com essas figuras, o festival proporciona o encontro e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Conecta a universidade com a cidade e integra nossa comunidade universitária de quase cem mil pessoas – estudantes, professores, técnicos, terceirizados – com o grande público. Afinal, essa é a função da extensão: compartilhar ciência, cultura e pesquisas de ponta que produzem impacto social direto”, avalia Bentes.

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, afirma que é uma honra realizar o festival, que já faz parte do calendário da universidade. “Essa casa centenária de ciência vem se reinventando e sendo resposta às perguntas de nosso tempo e dos tempos que ainda virão. A UFRJ é esse local para aproximar sociedade e pensamento científico para que possamos, juntos, projetar esses futuros possíveis”, declarou.

Inscrições abertas

A expectativa da organização é atingir a marca de 30 mil participantes em salas totalmente virtuais, com programação divulgada nos próximos dias. As inscrições para ouvintes continuam abertas. Quem se inscrever nesta modalidade receberá a programação completa do evento e um certificado de participação. O evento terá transmissão nas páginas oficiais da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ no Facebook e Youtube.

Publicidade

SERVIÇO:
Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis

Quando? De 12 a 16 de julho

Publicidade

Onde?
Youtube da Extensão: https://bit.ly/pr5ufrj
Youtube da UFRJ: https://www.youtube.com/user/WebTVUFRJ
Facebook da UFRJ: https://www.facebook.com/pr5ufrj

Como se inscrever?
Para se inscrever como ouvinte, acesse aqui.
Inscrições até 11 de julho
Evento online e gratuito

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR