Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de janeiro de 2020, 19h43

Um ano após crime de Brumadinho, barragem da Vale em Barão de Cocais entra em alerta

A estrutura está em nível 2 de emergência, em consequência das fortes chuvas em Minas Gerais, que já mataram 30 pessoas

A barragem Sul Superior fica próxima da Sul Inferior, que entrou em nível dois de alerta - Foto: Reprodução/TV Globo

Exatamente um ano após o crime de Brumadinho, responsável pela morte de 270 pessoas e 11 desaparecidos, a barragem Sul Inferior, também da Vale, localizada em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, está em alerta em consequência da chuva, que já matou 30 pessoas.

A estrutura está em nível dois de emergência. A mineradora explica que em função das fortes chuvas na região, ocorreu uma erosão na parte interna do reservatório da estrutura, que se mantém estável.

Em fevereiro de 2019, a Barragem Sul Superior entrou no nível três, que significa risco iminente de rompimento. Moradores da região foram retirados do local.

Na situação de nível dois de emergência, como está agora, sirenes são acionadas e planos de evacuação são colocados em prática. Como famílias já foram retiradas do local, não houve necessidade para executar as medidas.

Plano de Ação

De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, a Vale cumpriu o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (Paebm).

Segundo informações da Vale, “uma contenção de concreto” foi construída em caráter emergencial, com o objetivo de minimizar o perigo para Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum