O que o brasileiro pensa?
02 de novembro de 2019, 12h59

Urgente: Arquipélago de Abrolhos recebe primeiras manchas de óleo e está ameaçado

Comando da Marinha convocou embarcações para tentar conter avanço do petróleo na região, a 70km da costa sul da Bahia

Divulgação

Por Wilfred Gadêlha

O que se temia, aconteceu: começaram a chegar as primeiras manchas de óleo ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no sul da Bahia. Eram 11h40 da manhã deste sábado (2) quando o comando da Capitania dos Portos de Porto Seguro comunicou o fato a um grupo de WhatsApp criado para articular uma reação à maré negra que toma conta das praias do Nordeste desde o final de agosto. A primeira localidade a ser atingida é a Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que compõem o arquipélago, a primeira unidade de conservação marinha, criada em 1983.

Pescadores e donos de embarcações foram convocados para defender Abrolhos. Foto: Divulgaçao/SOS Abrolhos.

Nesse momento, está se fazendo uma mobilização para que todos as embarcações, sejam pesqueira, sejam de outra natureza, se dirijam para o local, a cerca de 70 km da costa, à altura da cidade de Caravelas. Navios da Marinha e da Petrobras estão na área, na tentativa de impedir que o óleo se alastre, causando danos irreversíveis ao ecosssistema.

De acordo com ativistas do grupo SOS Abrolhos, que criaram toda uma rede de monitoramento da região, com a ajuda de pescadores e outros membros da comunidade, a Marinha convocou os voluntários para seguirem para o arquipélago para atuar na Ilha de Santa Bárbara. O local é para onde as baleias-jubarte migram em busca de águas calmas para o acasalamento. Além disso, outras 1.300 espécies, muitas delas em extinção, vivem na área de Abrolhos, que tem 913 quilômetros quadrados sob proteção.

A ativista Cláudia dos Santos, integrante do Coletivo SOS Abrolhos, lembra que a chegada do óleo ao parque tem as digitais do governo federal. “É inadmissível que o governo não tenha feito nada para impedir esse desastre, não estar acompanhando tudo de perto e não ter dado apoio aos governadores do Nordeste”, critica ela

Vídeos feitos pelos pescadores de Abrolhos.

*Wilfred Gadêlha é jornalista, formado pela Universidade Federal de Pernambuco

 

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum