Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
04 de novembro de 2019, 10h11

Urgente: Grande mancha de óleo se aproxima do parque marinho de Abrolhos no sul da Bahia

Mais embarcações e tripulantes foram convocados para tentar impedir que o petróleo atinja a reserva

Pescadores em direção a Abrolhos (Divulgação/SOS Abrolhos)

Por Wilfred Gadêlha

Mais embarcações da região de Abrolhos estão sendo convocadas pelo comando da operação de emergência para se dirigirem ao arquipélago na manhã desta segunda (4): uma mancha de óleo de grandes proporções foi detectada a cerca de 20 quilômetros do parque nacional marinho, no sul da Bahia.

Últimos dias para você apoiar a grande reportagem da Fórum no rastro do Óleo das Praias do Nordeste. Bora contribuir!

Região de proteção ambiental para inúmeras espécies, entre espécies como baleias-jubarte e tartarugas, Abrolhos está em estado de alerta. Desde o domingo, embarcações civis e militares estão na área, a 70 quilômetros da costa baiana, formando um cinturão no entorno do arquipélago na tentativa de impedir a chegada do óleo.

Para a comunidade das praias do sul da Bahia, a reação oficial foi tardia. “A gente vem avisando que ia chegar e ninguém fez nada, tomou uma providência. A informação nunca chega”, reclama um pescador, que pede para não ser identificado temendo retaliações.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum