Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
04 de setembro de 2019, 08h06

Vestindo preto, estudantes vão às ruas no 7 de Setembro contra desmontes de Bolsonaro

Confira a lista de atos marcados para o próximo sábado (7) em todo o Brasil para pressionar o governo Bolsonaro contra os desmontes na educação e no meio ambiente

Foto: Agência Brasil

Entidades estudantis estão convocando manifestações em diversas cidades do Brasil para o próximo sábado (7), dia em que se comemora a independência do país. O objetivo é pressionar o governo de Jair Bolsonaro (PSL) contra os desmontes na educação, na democracia, nos empregos, na aposentadoria e no meio ambiente. Contrariando o pedido do presidente para que as pessoas usassem cores da bandeira nacional nas festividades da data, estudantes espalham a orientação para que os manifestantes usem preto, seguindo o exemplo dos caras-pintadas de 1992.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Organizados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que sofre ataques diretos do governo de Bolsonaro, pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), os atos do próximo sábado têm como um dos alvos prioritários as negligências do governo com relação à Amazônia, cuja pasta terá corte de 34% na verba para combate de incêndios em 2020, além dos cortes na Capes e contingenciamento nas universidades federais.

No dia 13 de agosto, a UNE organizou atos em 205 cidades do Brasil contra os cortes na educação e ameaça da privatização das universidades e institutos federais. “Essa foi a retomada do Tsunami da educação e das lutas do mês de maio que tomaram conta de todo o Brasil. Voltamos e foi apenas o começo”, diz a entidade. Ainda de acordo com a UNE, atos do 7 de setembro deverão seguir na mesma linha do Tsunami da Educação, evidenciando os ataques de Bolsonaro “contra a democracia e a nossa soberania nacional”.

Lista de atos por região:

REGIÃO SUL
– Porto Alegre 15h/ Parque Farroupilha- Redenção
– Curitiba 11h/ Praça Santos Andrade
– Florianópolis 8h30/ Catedral

REGIÃO SUDESTE
– São Paulo 10h/ Praça Oswaldo Cruz
– Campinas 14h/ Largo do Rosário
– Belo Horizonte 9h/ Viaduto Santa Tereza
– Uberlândia 08:30/ Terminal Central de Uberlândia
– Rio de Janeiro/ a confirmar/ Candelária
– Vitória 08h/ Praça de Porto de Santana

REGIÃO CENTRO-OESTE
– Cuiabá 15h/ Praça Cultural CPA 2
– Brasília 15h/ Praça dos Três Poderes
– Goiânia 08:30/ Catedral de Goiânia

REGIÃO NORTE
– Manaus 15h/ Praça da Saudade
– Belém 08h/ Mercado de São Brás
– Santarém 08h/ Praça São Sebastião

REGIÃO NORDESTE
– Salvador 08h/ Praça Campo Grande
– Recife 08h/ Praça do Derby
– Fortaleza 08h/ Av. Dioguinho
– Natal 8h/ Praça Heróis dos Pescadores
– São Luis 10h/ Areinha (Av. Senador Vitorino Freire)
– João Pessoa 14h/ Igreja de Nossa Senhora das Neves
– Campina Grande 08:30/ Catedral
– Maceió 9h/ Praça Sinimbu


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum