Vídeo: Carro da polícia civil é atacado por encapuzados no Ceará

Nas imagens, é possível ver os encapuzados, policiais militares que encampam uma greve ilegal, subindo na viatura e rendendo policiais civis; Cid Gomes foi baleado ao tentar conter um desses motins

Reprodução/O Povo
Escrito en BRASIL el

Um vídeo registrado pelo jornal O Povo nesta quinta-feira (15) ilustra bem a situação de terror que vive o estado do Ceará a partir da greve ilegal encampada por um grupo minoritário de policiais do estado.

Nas imagens, é possível ver homens encapuzados, que seriam esses policiais amotinados, subindo em uma viatura da Polícia Civil, rendendo os policiais civis que estavam no interior e tomando o veículo. O caso aconteceu na avenida Mister Hull, em Fortaleza.

De acordo com o jornal O Povo, a viatura foi recuperada minutos depois e encaminhada para o 10º Distrito Policial.

Assista.

Greve ilegal

De maneira inconstitucional, um grupo de policiais não aceitou um acordo de reajuste salarial feito pela maior parte da categoria com o governador Camilo Santana (PT) e passou a aterrorizar a população. Vídeos mostram os policiais revoltosos, encapuzados, mandando as pessoas ficarem em suas casas, fechando comércios, impedindo outros policiais de trabalharem e até mesmo ateando fogo em carros. Há suspeitas de que os policiais amotinados sejam apoiados por milícias.

Foi ao tentar conter um desses motins, em Sobral, nesta quarta-feira (19), que o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi alvejado com dois tiros de arma de fogo na região torácica. Ele segue internado, sem risco de morte.

STF

Nesta quinta-feira (20), dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, classificaram o movimento de policiais encapuzados como ilegal.

“É vedada à Polícia Militar sindicalização e greve, está expresso na Constituição. Obviamente proibir a greve não faz com que eles deixem de fazer. Proibir homicídio não faz com que deixe de ter homicídio. Na verdade, as consequências têm que ser graves, porque é ilegal. Podem perder o cargo, podem sofrer procedimento criminal inclusive”, disse Moraes.

“Preocupante. Acho que uma greve de policiais, se não for controlada, é um grave sinal de anomia. É um perigo para as instituições. Não pode, nenhuma corporação armada pode fazer greve. Como ministro do Supremo Tribunal Federal, acho que é extremamente preocupante uma greve de policiais militares ou qualquer corporação armada. É constitucionalmente vedado que corporações armadas façam greve”, afirmou Lewandowski.

GLO

O presidente Jair Bolsonaro assinou na tarde desta quinta-feira (20) um decreto de Garantia de Lei e Ordem (GLO) que garante o envio de tropas do Exército para o estado do Ceará com o objetivo de frear o motim inciado pelos PMs.

A decisão foi informada pelo governador Camilo Santana (PT), que recebeu uma ligação do general Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da da Secretaria de Governo da Presidência da República.