Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de fevereiro de 2020, 19h47

Vídeo: Carro da polícia civil é atacado por encapuzados no Ceará

Nas imagens, é possível ver os encapuzados, policiais militares que encampam uma greve ilegal, subindo na viatura e rendendo policiais civis; Cid Gomes foi baleado ao tentar conter um desses motins

Reprodução/O Povo

Um vídeo registrado pelo jornal O Povo nesta quinta-feira (15) ilustra bem a situação de terror que vive o estado do Ceará a partir da greve ilegal encampada por um grupo minoritário de policiais do estado.

Nas imagens, é possível ver homens encapuzados, que seriam esses policiais amotinados, subindo em uma viatura da Polícia Civil, rendendo os policiais civis que estavam no interior e tomando o veículo. O caso aconteceu na avenida Mister Hull, em Fortaleza.

De acordo com o jornal O Povo, a viatura foi recuperada minutos depois e encaminhada para o 10º Distrito Policial.

Assista.

Greve ilegal

De maneira inconstitucional, um grupo de policiais não aceitou um acordo de reajuste salarial feito pela maior parte da categoria com o governador Camilo Santana (PT) e passou a aterrorizar a população. Vídeos mostram os policiais revoltosos, encapuzados, mandando as pessoas ficarem em suas casas, fechando comércios, impedindo outros policiais de trabalharem e até mesmo ateando fogo em carros. Há suspeitas de que os policiais amotinados sejam apoiados por milícias.

Foi ao tentar conter um desses motins, em Sobral, nesta quarta-feira (19), que o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi alvejado com dois tiros de arma de fogo na região torácica. Ele segue internado, sem risco de morte.

STF

Nesta quinta-feira (20), dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, classificaram o movimento de policiais encapuzados como ilegal.

“É vedada à Polícia Militar sindicalização e greve, está expresso na Constituição. Obviamente proibir a greve não faz com que eles deixem de fazer. Proibir homicídio não faz com que deixe de ter homicídio. Na verdade, as consequências têm que ser graves, porque é ilegal. Podem perder o cargo, podem sofrer procedimento criminal inclusive”, disse Moraes.

“Preocupante. Acho que uma greve de policiais, se não for controlada, é um grave sinal de anomia. É um perigo para as instituições. Não pode, nenhuma corporação armada pode fazer greve. Como ministro do Supremo Tribunal Federal, acho que é extremamente preocupante uma greve de policiais militares ou qualquer corporação armada. É constitucionalmente vedado que corporações armadas façam greve”, afirmou Lewandowski.

GLO

O presidente Jair Bolsonaro assinou na tarde desta quinta-feira (20) um decreto de Garantia de Lei e Ordem (GLO) que garante o envio de tropas do Exército para o estado do Ceará com o objetivo de frear o motim inciado pelos PMs.

A decisão foi informada pelo governador Camilo Santana (PT), que recebeu uma ligação do general Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da da Secretaria de Governo da Presidência da República.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags