Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de janeiro de 2020, 11h34

Vídeo: Com chuvas, rejeitos contaminados da barragem do Fundão, de Mariana, vazam para o Rio Doce

Em mais uma demonstração do descaso, a Vale e a Samarco não drenaram os rejeitos da barragem de Candonga, que estão vazando para o Rio Doce com as fortes chuvas que caem em Minas Gerais. "O rio já morreu uma vez e está morrendo de novo”, diz presidente da Associação de Pescadores

Rejeito contaminado vaza da barragem Candonga, em Minas Gerais (Reprodução)

Além de mortes e problemas para a população,as fortes chuvas que atingem Minas Gerais estão ferindo mais uma vez o meio ambiente com o vazamento para o Rio Doce dos rejeitos contaminados da barragem do Fundão, que foram contido na barragem de Candonga durante o rompimento ocorrido em Mariana, em 2015.

Em mais uma demonstração do descaso, a Vale e a Samarco não drenaram os rejeitos da barragem de Candonga, localizada entre os municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

Com as fortes chuvas, mais de 10 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro estão vazando para o Rio Doce.

Segundo o jornal Estado de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais determinou que a Fundação Renova, responsável pela recuperação do Rio Doce, forneça informações, com urgência, sobre a situação e também sobre o plano emergencial para período chuvoso.

Ao jornal, o presidente da Associação dos Pescadores de Conselheiro Pena e Região, Lelis Barreiros, a quantidade de rejeitos que tem descido do barramento que é operado pela Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, seria muito maior do que antes. “Está descendo muito rejeito pelo rio e isso está impactando todo mundo de novo. O rio já morreu uma vez e está morrendo de novo”, disse.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum