Veja vídeo completo com jovens que se reivindicam “Revolução Periférica” ateando fogo no Borba Gato

Ação ocorreu na tarde de sábado (24), em São Paulo. Nas imagens é possível ver muitas pessoas vestidas de preto e um pequeno caminhão que trouxe os pneus utilizados pelo grupo

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o momento exato em que manifestantes chegam à estátua do bandeirante Borba Gato, no distrito de Santo Amaro, na capital paulista, e ateiam fogo no monumento. Eles fecharam também a via que circunda o local.

Os participantes do ato aparecem com um pequeno caminhão, que carregava os pneus que foram colocados ao redor e em cima da estátua, para depois serem incendiados, provocando grandes labaredas e uma densa fumaça preta que envolveu toda a imagem do bandeirante.

O grupo, formado por jovens, se identifica como “Revolução Periférica” e assumiu oficialmente a autoria do incêndio em suas redes sociais. Aos críticos da ação, os membros da organização aconselharam uma busca na internet para descobrirem quem de fato foi o homenageado na escultura.

O homem que dirigia o caminhão foi identificado e preso pela polícia na manhã deste domingo. Ele foi encaminhado ao 11° Distrito Policial da capital, também em Santo Amaro, para prestar depoimentos. O veículo foi localizado, com a placa adulterada, no município vizinho de Ferraz de Vasconcelos.

Notícias relacionadas

Avatar de Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues

Jornalista e professor de Literatura Brasileira.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR