VÍDEO: Estimulados por Bolsonaro, apoiadores fazem churrasco na Esplanada dos Ministérios

Desrespeitando todas as recomendações de isolamento, e enquanto o Brasil contabiliza quase 10 mil mortes, integrantes da marcha golpista que pede o fechamento do STF encampam a provocação de Bolsonaro

Depois de Jair Bolsonaro debochar da pandemia do coronavírus e dizer que faria um churrasco para “3 mil pessoas” no Palácio da Alvorada, manifestantes bolsonaristas resolveram encampar a provocação do presidente e, na manhã deste sábado (9), realizaram um churrasco na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Um vídeo gravado pelo jornalista George Marques mostra dezenas de manifestantes de verde e amarelo aglomerados nos jardins próximos à Esplanada, com direito a churrasqueira, mesa e cadeiras.

O churrasco acontece em meio a uma marcha à Brasília em apoio ao presidente. O ato faz parte da onda de manifestações que têm acontecido, muitas delas com a participação do próprio Bolsonaro, que pregam, além do fim da quarentena, o fechamento de instituições, como o Supremo Tribunal Federal (STF), além de uma intervenção militar em defesa do presidente.

A marcha deste final de semana tem como um de seus motes a invasão do prédio do STF.

Ao longo da semana, vídeos de apoiadores de Bolsonaro ameaçando os ministros do STF e pregando a morte de “comunistas” se espalharam pelas redes. Tudo isso em meio a um acampamento que foi montado em Brasília e que consiste em um grupo paramilitar que prega, entre outras coisas, o “extermínio da esquerda”.

Uma das lideranças desse acampamento é Sara Winter, “ex-feminista” que defende bandeiras neonazistas.

Na manhã deste sábado (9), o ex-deputado Roberto Jefferson, que se aliou a Bolsonaro para negociar cargos entre o governo e o centrão no Congresso, postou uma foto com uma arma dizendo que está pronto para “combater” os comunistas.

Na sexta-feira (8), o ministro Alexandre de Moraes autorizou investigação solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra grupos anti-democráticos que protestam contra o STF e o Congresso em Brasília.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR