Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de agosto de 2019, 09h41

Vídeo: Fotógrafo Araquém Alcântara faz relato emocionante sobre a Amazônia

Ícone da fotografia de natureza, Araquém Alcântara fez dezenas de incursões pela Amazônia nas últimas quatro décadas e usou a história da imagem de um tamanduá-mirim fugindo de incêndio para demonstrar sua revolta

Fotos: Araquém Alcântara

Em relato emocionante em sua página no Facebook, o fotógrafo Araquém Alcântara, um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil, usou uma foto que fez de um tamanduá-mirim fugindo do fogo para falar de sua revolta diante do aumento das queimadas e da política de desmatamento propagada por Jair Bolsonaro na Amazônia.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

“Essa foto reflete muito bem o meu sentimento de revolta diante dos últimos acontecimentos”, disse ele, que já fez mais de 50 incursões pela floresta e hoje vê o debate em torno da Amazônia como uma maneira de salvá-la.

“Fiquei surpreso com o retorno, a atenção, a indignação das pessoas. Falar da Amazônia, pois acho que aí ela pode ser salva”, relata Araquém no vídeo, ressaltando que a “floresta luta, sim, por sua sobrevivência”.

Fotos
Um dos maiores ícones da fotografia da natureza no mundo, Araquém Alcântara também divulgou fotos e um texto em que fala um pouco da sua relação com a Amazônia.

“Eu estive lá e vi. E fotografei. Sou testemunha ocular. A Amazônia é a minha matriz criativa. Já foram mais de cinquenta viagens e expedições. Não de avião, mas andando, de mochila nas costas, de barco e de carro. Já subi o Pico da Neblina duas vezes, já pisei onde ninguém pisou, já fiz quatro livros sobre a floresta e seu povo, já ganhei o Jabuti, já publiquei centenas de reportagens neste 49 anos de jornalismo e fotografia”, relata.

Dedicando-se desde 1970 à fotografia da natureza, Araquém é o primeiro fotógrafo a realizar um ensaio sistemático sobre os ecossistemas e as unidades de conservação do país, trabalho que só finalizou após vinte e dois anos de incessantes expedições pelo sertão do Brasil.

Veja fotos de Araquém Alcântara na Amazônia


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum