Vídeo: Jovem negro é agredido e acusado de furto em shopping no Rio

Matheus Fernandes foi ao local para trocar um relógio que comprou para o Dia dos Pais quando foi abordado e ameaçado com arma

Reprodução
Escrito en BRASIL el

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o entregador de aplicativo Matheus Fernandes, de 18 anos, sendo agredido e ameaçado por dois homens no shopping Ilha Plaza, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. O caso aconteceu na quinta-feira (6).

De acordo com o primo do jovem, Pedro Lucas, que compartilhou o vídeo nas redes sociais, Matheus foi ao local para trocar um relógio que havia comprado para o Dia dos Pais. Mesmo com a nota fiscal na mão, homens o acusaram de furto e o ameaçaram com arma.

"Até quando o racismo vai existir? Meu primo saiu de casa para comprar um relógio de dias dos pais para meu tio, mas acabou sendo agredido e rendido por uns seguranças do shopping por ser acusado de furto sendo que ele tinha acabado de comprar o relógio, a nota fiscal estava na mão", escreveu o primo no Twitter.

"No vídeo ainda aparece os caras colocando a arma na cabeça dele, e ele falando 'era só conversar de boa'", continuou.

De acordo com reportagem do G1, Matheus disse que percebeu que estava sendo seguido por homens à paisana e foi abordado por eles dentro da Renner, quando ainda esperava para ser atendido. A loja afirmou que os homens não são funcionários deles.

"Estava esperando pelo atendimento quando ele se aproximou de mim e disse: 'Vamos ali'. Eu disse que não sairia dali e que não era nenhum ladrão. Fui tratado como se não fosse nada, e ainda colocaram uma pistola na minha cabeça. E por que isso? Porque estou com um relógio bacana sou ladrão? Não sou ladrão, não".

Um segurança do shopping presenciou a ação, mas não tomou nenhuma providência durante o ocorrido.

Assista ao vídeo:

https://twitter.com/Pedrougemeos/status/1291563471570599937
https://twitter.com/Pedrougemeos/status/1291565296696938499

Outro lado

Em nota enviada à Fórum, o Ilha Plaza Shopping informou que repudia o ocorrido e que já afastou a empresa que presta o serviço de segurança ao estabelecimento.

Confira a íntegra da nota.

O Ilha Plaza Shopping afirma o seu compromisso no combate à atitudes discriminatórias, sejam elas racistas ou relacionadas à qualquer outro tema que carregue o preconceito em sua essência.  Manifestamos o nosso repúdio quanto ao caso ocorrido.

Qualquer abordagem de violência é injustificável aos nossos olhares e, mesmo antes da total apuração dos fatos, a administração do shopping afastou a empresa de consultoria de segurança contratada.  Nesse momento de maior “calor”, pedimos à sociedade civil, órgãos e entidades que aguardem a apuração completa dos fatos para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Diante de um cenário de racismo estrutural em esfera global, é papel de todos, assim como do Ilha Plaza Shopping, transformar e lutar por um mundo igualitário. Reafirmamos o nosso compromisso em adotar medidas para contribuir com essa luta, que é de toda a sociedade e também nossa.