VÍDEO: Manifestantes incendeiam estátua de Borba Gato em São Paulo

Monumento na Zona Sul da capital paulista homenageia um bandeirante assassino de indígenas

Um grupo composto por cerca de 20 manifestantes incendiou a estátua de Borba Gato que fica em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo (SP), na tarde deste sábado (24).

O monumento, obra de Júlio Guerra inaugurada em 1963, já foi alvo de outros protestos no passado, como um banho de tinta em 2016.

O motivo é o fato da estátua representar uma homenagem àquele que foi um bandeirante do século 18 que perseguia, assassinava e estuprava indígenas.

Enquanto a estátua ardia em chamas, os manifestantes aplaudiam.

Assista.

O ato acontece no mesmo dia em que mais de 400 atos, no Brasil e no exterior, tomam as ruas contra o presidente Jair Bolsonaro.

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR