Fórumcast #20
08 de fevereiro de 2019, 08h58

VIDEO: Morador narra fuga ao ouvir sirene de alerta da Vale sobre barragem em Barão de Cocais (MG)

A Vale iniciou durante a madrugada a evacuação na cidade de Barão de Cocais (MG), após a empresa de consultoria Warm negar a estabilidade da Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco

Reprodução/Youtube

Um morador da cidade de Barão de Cocais (MG), localizada a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, gravou em vídeo a fuga na madrugada desta sexta-feira (8) após o toque de alerta emitido pelas sirenes da Vale sobre o perigo de rompimento de barragem.

Leia também: Com barragem instável, Vale retira às pressas 500 pessoas em Barão de Cocais (MG)

A Vale iniciou durante a madrugada a evacuação na cidade, após a empresa de consultoria Warm negar a estabilidade da Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco.

Cerca de 500 pessoas estão sendo realocadas, após a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinar a implementação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). Os moradores saíram de casa na madrugada, por volta de 1h. Sirenes foram acionadas e as pessoas começaram a deixar suas casas.

De acordo com a mineradora, as inspeções na barragem estão sendo intensificadas e a evacuação é uma medida é preventiva.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Veja também:  Lideranças progressistas comemoram aprovação da lei de abuso de autoridade

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum