Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
10 de novembro de 2019, 16h20

Vídeo mostra PMs jogando pessoa em canal no litoral de São Paulo após disparos

A ação aconteceu durante uma operação do BAEP que deixou quatro mortos. O governador João Doria, responsável pela expansão do batalhão, não comentou o caso

Reprodução/Ponte

Um vídeo produzido por moradores do Dique do Caixeta, em São Vicente, litoral de São Paulo, mostra dois policiais militares jogando um corpo de uma pessoa dentro do canal de São Vicente após operação que deixou quatro mortos na sexta-feira (8). A ação foi realizada pelo Batalhões da Polícia Militar do Estado de São Paulo (BAEP), considerada a Rota (tropa mais letal do estado) do interior e litoral.

“Eles estão puxando o corpo do moleque. Ai, que agonia […] Nossa! Jogaram dentro da água o corpo dele”, diz o autor das gravações, obtidas pelo Ponte Jornalismo. Segundo o veículo, foram quatro mortos na operação do Baep, que já chegou atirando ao chegar no Dique do Caixeta.

Os meninos correram e eles [PMs] atiraram, já chegaram atirando”, diz um morador à Ponte, que pediu anonimato.

Desde que assumiu, o governador João Doria (PSDB) tem promovido uma expansão do BAEP, com 22 novas sedes desde janeiro. Doria não comentou sobre o caso de São Vicente. O aumento da letalidade da polícia paulista tem sido notório, com uma participação dos agentes do governo paulista em um a cada três homicídios.

A Corregedoria da Polícia Militar disse que instaurou inquérito para investigar as imagens e afirmou que os policiais envolvidos foram afastados do serviço de rua, cumprindo trabalho administrativo no transcorrer da apuração e sem perda de salários. A morte de quatro pessoas foi confirmada.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum