Vídeo: Policiais chutam homem rendido no chão durante operação na Cracolândia

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana disse que agentes foram afastados e serão investigados

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra três guardas civis metropolitanos (GCM) de São Paulo chutando um homem que já estava rendido no chão durante uma operação na Cracolândia, região central da cidade, nesta quinta-feira (24). Sem reagir às agressões, o homem leva chutes no peito e na cabeça, que tenta proteger com as mãos.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou ao G1 que “os agentes flagrados cometendo inaceitável violência foram imediatamente afastados do serviço operacional”. A pasta disse ainda que “um processo interno para apuração dos fatos foi aberto assim que o Comando da GCM tomou conhecimento da ocorrência e, após a conclusão, será encaminhado para a Corregedoria da corporação”.

As imagens foram feitas por moradores do bairro e divulgadas nas redes por pessoas que atuam com projetos sociais na Cracolândia, como é o caso do padre Julio Lancelloti e da ONG Craco Resiste.

A Prefeitura de São Paulo, sob gestão de Bruno Covas (PSDB), não esclareceu sobre os objetivos da operação. A polícia usou bombas de efeito moral para dispersar os usuários de drogas.

Assista ao vídeo:

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.