Vídeos: Neve cai no Paraná e em Santa Catarina, que registra -8º C, com sensação de -20º C

No Rio Grande do Sul, neve deve cair nas próximas horas em Caxias do Sul, Vacaria e São José dos Ausentes. Maior preocupação é com moradores em situação de rua.

A onda de frio derrubou as temperaturas no sul do Brasil e se estende para os estados do Sudeste na manhã desta quarta-feira (28).

Leia também: Padre Júlio Lancellotti propõe liberação das estações de metrô para abrigar pessoas em situação de rua

Em São Joaquem, na região serrana de Santa Catarina, os termômetros marcaram 8 graus negativos, com sensação térmica de -20 graus. Pela manhã, as árvores amanhecerem com gelo, segundo registros de Micchel Legnaghi para o site de metereologia MetSul.com, que prevê neve na região entre o Uruguai e o Paraná para os próximos dias.

Na região serrana, as mínimas chegaram a -7°C em alguns municípios, como Bom Jardim da Serra (-7,8°C) e Urupema (-7,25°C).

Em Telêmaco Borba, a 235 quilômetros de Curitiba, no Paraná, o jornalista Ciro Campos registrou em vídeo a queda dos primeiros flocos de neve pela manhã. A mínima prevista é de 2º graus, mas a sensação térmica fica abaixo de zero.

A queda das temperaturas no sul do país marca a chegada da mais forte onda de frio no Brasil dos últimos anos.

No Rio Grande do Sul, as mínimas podem chegar a 15°graus negativos nos Aparados da Serra, segundo a MetSul. A neve deve cair nas próximas horas em Caxias do Sul, Vacaria e São José dos Ausentes.

Nesta terça-feira (27) já nevou na cidade de Canguçu, a 274 quilômetros de Porto Alegre.

Publicidade

Moradores em situação de rua
A maior preocupação é com os moradores em situação de rua. Em São Paulo, o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, solicitou ao governador do estado de São Paulo João Doria (PSDB) para que libere as estações do metrô para receber as pessoas em situação de rua.

“Conversei com o governador e pedi para que a população fosse abrigada nas estações de metrô durante essa onda de frio. Amanhã [quarta-feira], vou me reunir com ele [Doria] e com o prefeito Ricardo Nunes (PMDB) para discutir medidas concretas para o povo de rua”, declarou o padre Lancellotti.

Publicidade
Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR