Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de fevereiro de 2020, 12h37

Yaravirus: cientistas descobrem vírus de origem desconhecida no Brasil

Especialistas ainda não conseguiram identificar os genes dessa nova espécie, encontrada no Lago da Pampulha, em Belo Horizonte.

Foto: Reprodução

Um grupo de cientistas no Brasil descobriu um vírus que parece ser quase inteiramente novo, mas cujos genes seriam irreconhecíveis, já que até agora não foram documentados.

A nova espécie foi batizada como Yaravirus (seu nome científico é yaravirus brasiliensis), em homenagem à Mão D´água, mitológica divindade do folclore brasileiro, e foi descoberta no Lago Pampulha, em Belo Horizonte.

Nos últimos anos, os virologistas e outros pesquisadores tem descoberto uma variedade de novos vírus que desafiam o pensamento tradicional, incluindo os chamados “vírus gigantes” – esse nome se deve às suas grandes capas de proteínas, e não por sua letalidade para os seres humanos.

Os vírus gigantes possuem um genoma muito mais complexo do que os dos vírus normais, e são capazes de reparar e replicar seu próprio DNA. Com relação à nova descoberta, os cientistas acreditam que pode se tratar de “uma nova linhagem de vírus amebal”.

“Ao contrário do que é observado em outros vírus isolados, o Yaravirus não é representado por uma partícula grande. É um genoma complexo, mas ao mesmo tempo carrega um número importante de genes não identificados anteriormente”, afirmam os autores do estudo que descobriu o novo vírus. De fato, 90% dos genes do Yaravirus nunca foram descritos antes em bancos de dados científicos e literatura pública.

O mais preocupante é que, segundo a conclusão dos pesquisadores a quantidade de proteínas desconhecidas no Yaravirus abre a porta para todo um mundo de vírus ainda não descobertos dos quais pouco sabemos nada. Contudo, eles asseguram que ainda é cedo para falar como essas espécies poderiam afetar o ser humano, e também seu potencial de letalidade.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum