O que muda com a chegada do 5G no Brasil?

A nova internet de banda larga vai permitir cirurgias à distância e a construção de “cidades inteligentes”

A chegada do 5G vai permitir cirurgias à distância/ Foto: Rede Brasil AtualCréditos: Rede Brasil Atual
Escrito en TECNOLOGIA el

O governo federal realiza nesta quinta-feira (4) o leilão das frequências do 5G. As empresas Claro, Vivo e Tim arremataram a faixa de 3,5 GHz, que é considerada a principal do leilão.

Se por um lado, os usuários devem continuar a conviver com as mesmas operadoras, por outro, o 5G vai trazer mudanças significativas à internet consumida pelos smartphones, à internet das coisas e a maneira como as cidades são pensadas.

Além disso, o mundo do trabalho também deve ser profundamente transformado pela internet de 5G, visto que proporcionará a realidade aumentada troca de arquivos pesados e uma significativa melhora nos encontros à distância.

Mas, o que muda com a chegada com a chegada do 5G? Abaixo elencamos as principais questões que tem surgido com a chegada da nova faixa de transmissão de dados.

O que é 5G?

É a nova etapa da internet de banda larga sem fio e que tem como promessa de dobrar as potencialidades que nós já conhecemos com o 4G.

Para se ter uma ideia: atualmente a velocidade da internet, em média, é de 22 Mbps. Com o 5G há uma estimativa de que essa velocidade aumente entre 50 e 100 vezes, podendo alcançar até 10 Gbps.

Na prática isso significa que o seu o filme em alta qualidade não ficará travando e carregando toda hora e que os downloads de arquivos pesados serão mais rápidos.

O que muda com o 5G?

Além da velocidade da internet, o 5G também vai trazer mudanças estruturais na foram de instalação, no custo e na comunicação por rede entre máquinas.

Alguns pontos que são destacados: as redes 5G devem consumir até 90% menos de energia do que as redes atuais;

A conexão entre os aparelhos móveis deve ser inferior a 5 milissegundos (ms), atualmente esse tempo é de 40 ms.

A duração da bateria dos aparelhos móveis deve aumentar consideravelmente.

Além disso, a internet 5G deve trazer uma nova etapa naquilo que é chamado de "internet das coisas", isso porque vai possibilidade o número de celulares conectados por área, que deve chegar a 100 vezes maior do que o atual.

A partir disso, a conexão entre os mobiles com sistema de iluminação pública, centrais de segurança, guichês de supermercados, sensores meteorológicos entre outros dispositivos, poderão se interconectar e, como resultado novas inteligências artificiais poderão ser utilizadas em residências, ruas, comércios etc.

Outro exemplo da transformação que será proporcionada pelo 5G é que cirurgias de alta complexidade poderão ser realizadas por robôs.

Além disso, o 5G vai permitir em uma transformação das cidades, naquilo que é chamado de "cidades inteligentes" e que até hoje só como protótipos.

Como vai funcionar o 5G?

A rede 5G funciona por meio de ondas de rádio e o seu espectro de cobertura móvel é maior que os anteriores e espalhando-se entre 600 e 700 Mhz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 Ghz.

O 4G vai deixar de funcionar?

Não, por um período o 4G e o 4G vão coexistir. Até porque, a previsão para que o 5G funcione em sua plenitude é 2025.

Vai ser mais caro o 5G?

Os sites especializados em tecnologia afirmam que a primeira geração de aparelhos celulares programados para a tecnologia 5G devem sim ser mais caros, mas acreditam que, ao longo do tempo o custo será equilibrado, assim como ocorreu com o 4G.

Quando estará disponível no Brasil?

Com a realização do leilão das frequências realizados agora, a expectativa é que no primeiro semestre de 2022 o 5G já esteja disponível ao público brasileiro.

Primeiro serão só celulares que poderão usufruir da tecnologia. Posteriormente, serão objetos domésticos etc.

Temas