Confira as 5 tendências de marketing que vão bombar em 2022

Descubra onde investir os seus recursos para alcançar um público maior seguindo as tendências de marketing atuais

Escrito en TECNOLOGIA el

No final de 2021, publicamos um artigo onde Wilson Ferreira apontou as estratégias que serão adotadas em um grande acontecimento de 2022, e não estamos nos referindo a Copa do Mundo de futebol, e sim a eleição presidencial, que promete, mais uma vez, dividir um grupo cada vez mais polarizado e se valer de estratégias de microtargeting e marketing invisível.

No entanto, o marketing ainda pode e deve ser utilizado para aquilo que foi concebido inicialmente, que passa longe de decidir eleições e consiste em movimentar o mercado de negócios, ampliando as vendas e prestação de serviço.

Atualmente, é impossível pensar em marketing longe da internet, tendo em vista o cenário onde a ampla maioria das pessoas possuem ao menos um smartphone conectado a uma rede 4G ou ao WiFi. O que é extremamente benéfico, já que antigamente uma empresa tinha de desembolsar uma quantia exorbitante para investir em algum reclame comercial, agora todos os empresários, empresas e marcas expõem as suas soluções a todos, em condições mais igualitárias.

Ainda assim, como é comum na internet, tudo gira em torno de tendências, que são muito voláteis e mutáveis, mas ainda cabem algumas previsões. Pensando nisso, elencamos abaixo quais são as estratégias de marketing que vão ditar as publicidades em 2022, confira:

  1. Assistentes virtuais - Também chamados de chatbots, essa tecnologia não é nenhuma novidade, eles devem continuar em posição de destaque em 2022, onde conversações permitem criar uma relação sólida entre a marca o seu público em um atendimento que funciona 24 horas por dia;
  1. Vídeos curtos - Seja no TikTok, no LinkedIn, no Instagram Reels ou YouTube Shorts os "short-form videos" vão continuar a marcar as estratégias de marketing digital, onde, felizmente, é possível contar com um editor de video online com uma rápida adaptação de formatos, o que permite abordar as mais distintas plataformas;
  1. Metaverso - Quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta, o mundo tem debatido sobre o impacto do metaverso, um mundo virtual onde as pessoas podem não só interagir, mas desempenhar uma série de atividades que vão desde trabalhar, até realizar compras, assistir a um conteúdo ou jogar com os amigos, por isso se trata de um ambiente a ser bem explorado em 2022;
  1. Social Selling - Após alguns anos inseridos no contexto da pandemia, o social commerce não mostra sinais de desaceleração, e a venda gerada totalmente através das redes sociais, representa uma oportunidade de negócio muito ampla que não deve ser negligenciada neste novo ano;
  1. Marketing de Conteúdo - Uma estratégia antiga que nunca sai de moda quando se trata de marketing digital é a criação de conteúdo relevante para o nicho de mercado a ser explorado, com a produção de peças que podem ir desde dicas, tutoriais e listas, até entretenimento.

É importante salientar que a internet é muito ágil, e possivelmente uma nova proposta de marketing deve surgir em 2022, algo novo e inesperado, mas isso ainda não anula nenhuma das propostas de abordagens listadas acima.